Boleta: entenda o que é e como funciona essa ferramenta
Quando se pretende investir na bolsa de valores, é preciso conhecer todas as ferramentas que existentes. Dentre essas ferramentas está a boleta.
A Boleta é uma importante ferramenta para quem investe em renda variável, pois é por meio dela que se pode emitir as mais variadas ordens relacionadas a vendas e compra de ativos na Bolsa.
O que é boleta?
Boleta é o local onde se coloca quais ativos serão negociados na Bolsa de valores. Portanto, quando se pretende comprar, vender, estabelecer o preço e quantidade de negociação, o investidor utiliza a boleta.
Nela também é possível colocar o tempo em que a ordem acabará ficando no mercado. Dessa forma, a ordem poderá ser lançada para ficar no mercado até ser concluída, até o encerramento de um pregão ou até uma data pré-determinada.
Todas essas ações podem ser personalizadas na boleta e consequentemente na sua ordem de compra ou de venda. Isso inclui ações, Fundos de Investimento Imobiliário, ETFs, dentre outros.
Como funciona a boleta?
A boleta funciona como uma ferramenta onde um investidor pode realizar compras de ações, ETFs, fundos imobiliários, ou qualquer outro ativo negociado na bolsa.
Portanto, as corretoras disponibilizam sempre a boleta para seus investidores, sendo que elas ficam dentro das suas plataformas de negociação que são conhecidas como Home Broker.
É por meio dessas plataformas que se pode fazer o lançamento de ordens de compras e vendas de qualquer ativo que é negociado na bolsa de valores.
Desse modo, a boleta é uma espécie de cadastro da ordem de compra e venda, como se ela fosse um corretor. Aliás, ao se traduzir ao pé da letra, o seu significado é “corretor caseiro”.
No entanto, devido a facilidade que a tecnologia proporciona, não é necessário falar com alguém de dentro da corretora para o lançamento das ordens. Basta preenchê-las e lançá-las na boleta.
Como realizar essas operações?
Quando se pretende lançar uma ordem na bolsa de valores, o investidor precisa preencher uma série de dados sobre o ativo que pretende negociar.
Dessa forma, ao abrir a boleta no Home Broker, é preciso primeiramente escolher se irá realizar uma ordem de compra ou uma ordem de venda.
Depois é necessário fazer a escolha do “ticker” do ativo e então definir o valor por ação que pretende pagar ou então vender.
Por fim, é preciso preencher a quantidade de ações que se pretende comprar ou vender e então colocar a senha eletrônica e lançar a ordem no mercado.
Outras funções dessa ferramenta
Quando se pretende realizar uma negociação no mercado financeiro, é essencial ver qual é o preço que o ativo está sendo negociado. Lembrando que o investidor poderá colocar um valor maior ou menor.
No entanto, para que a venda ou compra seja realmente concretizada é preciso que o preço esteja dentro do valor de mercado que se está negociando naquele dia.
Em linhas gerais, a boleta de venda, serve para lançar uma ordem de venda de um determinado ativo, e a boleta de compra, uma ordem de compra do ativo.
Uma outra função da boleta de aquisição é que o investidor pode inserir ordens de stop gain e stop loss também e até mesmo colocar um vencimento na ordem lançada no mercado.
Foi possível compreender o que é uma boleta? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.