MVP: entenda o conceito de Minimum Viable Product

MVP é uma metodologia de criação de serviços e produtos muito comum no ambiente das startups por causa de sua alta eficiência.

A técnica do MVP é fundamental para startups que querem crescer rápido e se tornar relevantes no mercado, alcançando um alto lucro líquido no futuro.

O que é MVP?

MVP é a sigla usada para Minimum Viable Product, que pode ser traduzido para o português como Mínimo Produto Viável, sendo uma versão resumida de um produto, com todas as funções necessárias para que um consumidor inicial possa testar e fornecer feedbacks para um desenvolvimento futuro do produto.

Logo, fica claro que, com a aplicação da metodologia do mínimo produto viável o negócio pode testar uma ideia de forma muito mais barata, sem realizar um grande dispêndio financeiro em função de um produto completo.

De fato, faz parte do planejamento financeiro e estratégico de várias empresas, sobretudo Startups, lançar um MVP para testar a performance das suas ideias de produto no mercado.

Portanto, para validar produtos com o menor risco financeiro possível, saber o significado de MVP e como aplicá-lo é fundamental.

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Qual é a importância do MVP?

Startups são empresas jovens e inovadoras, com ideias de negócios escaláveis e recicláveis.

A grande questão é que, por se tratar de uma empresa jovem, as Startups não dispõem de grandes recursos para testar seus produtos.

Portanto, a fim de realizar um projeto de uma startup enxuta, a metodologia MVP é uma estratégia muito utilizada por esse tipo de negócio.

Contudo, evidentemente, essa metodologia não se restringe apenas a realidade de startups, mas também pode ser aplicada por empresas, independente do porte, que buscam lançar produtos disruptivos.

Essa é uma forma inteligente de testar a ideia de produto gastando o mínimo possível e, após receber os feedbacks e desenvolver melhor a ideia.

Além disso, o MVP permite angariar investidores para o desenvolvimento completo do produto, o que pode ajudar a empresa se tornar um unicórnio.

Como desenvolver e aplicar a metodologia MVP?

Além de conhecer e entender o significado de MVP, é importante entender como essa metodologia pode ser desenvolvida e aplicada em um negócio.

Existem alguns diferentes tipos de MVP. Todavia, basicamente, toda metodologia do produto viável mínimo consistem em algumas etapas, como:

  • Proposta de valor do produto;
  • Estudo do público alvo;
  • Teste do produto no mercado;
  • Estudo dos resultados obtidos;
  • Otimização do produto.

1. Proposta de valor do produto

Primeiramente, após ter uma ideia de produto promissor, é preciso definir uma boa proposta de valor do produto, fundamental para um bom desenvolvimento e comercialização do produto.

Basicamente, nesta etapa, é importante definir respostas para perguntas fundamentais, como: quais os problemas são solucionados com o produto? Quem precisa desse tipo de soluçao? O que há no produto que não é ofertado pelo mercado.

Assim, essas perguntas entregam respostas que são fundamentais para um desenvolvimento realístico do produto em relação à realidade do mercado.

2. Estudo do público alvo

Em segundo lugar, o MVP deve ser entregue ao público-alvo qualificado para o consumo do produto final para que os resultados obtidos tenham alguma validade.

Por isso, é extremamente importante, antes de tudo, estudar a proposta de valor do produto e definir bem o público alvo.

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3. Teste do produto no mercado

Esse é o passo essencial do mínimo produto viável, já que é o momento em que o protótipo será testado pelo potencial público consumidor do produto e, portanto, haverá a coleta dos feedbacks para o desenvolvimento final.

Normalmente, a primeira etapa de testes é conhecida como alpha, quando o MVP é testado com um público controlado e de menor porte.

Assim, após o teste alpha vem o beta, onde o MVP é testado por um público mais geral e maior. Nesta fase acontece uma real simulação do público-alvo.

4. Estudo dos resultados obtidos

Essa fase é igualmente importante, já que é o momento em que os feedbacks dos primeiros clientes são colhidos, interpretados e utilizados para a otimização do produto por parte da startup.

No entanto, não significa que qualquer sugestão ofertada pelos clientes deve ser colocada em prática pelo negócio.

Além disso, é interessante questionar quais problemas do consumidor ainda não foram contemplados com a solução até então desenvolvida, para que assim melhores soluções sejam elaboradas pela equipe responsável pelo produto.

5. Otimização do produto

Por fim, esse é o momento onde há um trabalho coletivo do negócio para interpretar os feedbacks e surgir com melhorias para o produto.

É importante deixar claro que, se houverem muitas mudanças no produto, é válido fazer um novo MVP e testar novamente, a um baixo custo, a ideia do novo produto.

Quais os cuidados ao criar o MVP?

Existem diversos cuidados a se tomar na hora de criar um MVP que vão ajudar as chances de sucesso do produto ou serviço.

Primeiramente, é preciso parar e pensar um tempo na ideia central do projeto. Do contrário, a solução encontrada pela empresa poderá não ser clara e não chamar a atenção dos consumidores.

Além disso, é fundamental verificar casos similares em outros mercados ou até mesmo no mesmo mercado, aprendendo com os erros dos outros.

Por exemplo: alguém já tentou o que esse MVP pretende solucionar? Qual foi o resultado? O que pode ser feito para não cometer os erros que eles cometeram.

Além disso, é preciso ter indicadores de performances claros. Qual é a métrica principal do MVP? Número de usuários? Faturamento bruto? Lucro líquido? Margem? Tempo de execução? É preciso selecionar os principais fatores.

Outro erro muito comum é o de oferecer o minimum viable product apenas a pessoas próximas e não para uma audiência compradora, o que distorce os resultados verdadeiros.

Ainda, é preciso aprender com os erros e tentar melhorar o produto de forma constante, para que ele tome forma e se desenvolva.

Por fim, o maior erro é não tentar usar essa metodologia, uma vez que mesmo empresas large caps podem fazer uso da técnica.

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Exemplos de MVP

A Apple, que ainda carrega a veia inovadora de Steve Jobs, tem diversos exemplos de MVP ao lançar seus produtos e serviços.

A cada ano, o iPhone vem com novas atualizações, muitas em estágios iniciais de desenvolvimento. Aquelas que despertam interesses nos usuários acabam sendo priorizadas e desenvolvidas.

Por outro lado, as atualizações que não recebem a devida atenção acabam perdendo destaque nas próximas versões.

É o que a Apple tem feito não só com o iPhone, mas com seus acessórios (os chamados wearables). Essa linha de produtos tem crescido fortemente por causa das soluções que combinam inovação e estilo.

Outra empresa que faz uso do conceito de MVP é a Uber: no auge do distanciamento social, eles lançaram uma modalidade de corrida exclusiva para a entrega de itens sem passageiros.

Além disso, eles verificaram a necessidade de locomoção rápida em grandes cidades, como São Paulo, e criaram uma modalidade de corrida através de helicópteros.

Você ainda tem dúvidas sobre MVP e a importância desse conceito na formulação de novos produtos e serviços? Comente abaixo para que possamos tirar as suas dúvidas.

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Tiago Reis
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