Hurdle rate: saiba mais sobre essa taxa mínima de atratividade
Faz parte de uma boa educação financeira conhecer a taxa mínima de atratividade de um investimento, conhecida também como hurdle rate.
Conhecendo a hurdle rate, o investidor terá mais propriedade para embasar suas decisões de investimento, otimizando assim suas chances de ganhos e minimizando chances de perda.
O que é a hurdle rate?
A hurdle rate, também conhecida como a menor taxa de retorno aceita, é a taxa piso que um investimento ou projeto tem que ter para torná-lo financeiramente interessante para o investidor ou empresário.
Portanto, a hurdle rate é a taxa de remuneração mínima de um investimento, o que justifica a importância dessa taxa para a tomada de decisão financeira.
A taxa é formada por alguns fatores que envolvem a situação financeira da empresa, as demais oportunidades disponíveis do mercado e informações sobre o risco da operação.
Fatores que compõem a hurdle rate
Para definir uma taxa mínima de remuneração que um investimento deve trazer para que este seja atrativo, é necessário, evidentemente, analisar fatores internos do negócio, assim como analisar o fatores externos que reflitam a situação corrente do mercado.
Assim, entre os principais fatores que devem ser analisados para o cálculo da hurdle rate, estão:
- Custo de oportunidade;
- Inflação e juros;
- Liquidez;
- Custo de capital;
- Prêmio de risco.
Custo de oportunidade
O custo de oportunidade é extraído através da análise da remuneração de outras oportunidades de investimentos que foram renunciadas para a realização do investimento em questão.
Geralmente, a taxa usada como referência para o custo de oportunidade pelos empresários e investidores é a taxa básica de juros ou, no mercado financeiro principalmente, o CDI.
Inflação e juros
É indispensável analisar a inflação e o juros, já que, quanto maior for esses 2 indicadores econômicos, maior terá que ser a hurdle rate para que o investimento seja financeiramente viável.
Liquidez
A liquidez é a velocidade ou facilidade em que o ativo em questão pode ser convertido em dinheiro para o investidor.
Esse aspecto também é importante para a formação da hurdle rate, afinal, quanto menor a liquidez, mais difícil será converter o investimento em caixa no momento necessário.
Custo de capital
O custo de capital será o custo que o empresário ou investidor terá que despender para realizar o investimento.
Pode ser a taxa de juros de um empréstimo, taxa de retorno para acionistas, entre outros custos.
Prêmio de risco
Retorno que deve ser obtido a partir do risco envolvendo a aplicação. Obviamente, investimentos mais arriscados exigem maiores retornos.
Entender esses conceitos é fundamental para fazer bons investimentos. Deseja aprender ainda mais para começar a investir bem? Então baixe o Ebook manual do investidor da Suno.
Como calcular a Hurdle rate?
Uma das formas mais comuns para calcular a hurdle rate é avaliar o custo de capital médio ponderado (WACC) e ajustá-lo para o prêmio de risco projetado.
O custo de capital médio pode ser interpretado como o valor que a empresa precisa retornar ao investidor para cada R$1 investido na empresa.
Se a empresa precisa retornar 3 centavos para cada real, por exemplo, isso quer dizer que nenhum investimento que pague menos de 3% deve ser realizado pela empresa.
Para calcular esse custo de capital médio é possível usar a seguinte fórmula:
- Custo de capital médio = ((Valor total de ações/Valor da companhia) * Taxa de retorno das ações) + [((Valor total da dívida/Valor da companhia) * juros da dívida) * (1 – alíquota tributária da empresa)]
Por outro lado, o prêmio de risco é a porcentagem que o investidor espera receber de retorno baseado no risco associado ao investimento.
Esse prêmio pode ser expresso matematicamente como:
- Prêmio de risco = Retorno do investimento – Retorno de um investimento livre de risco (títulos do tesouro, por exemplo)
Desta forma, normalmente a hurdle rate costuma ser expressa como a soma do custo de capital médio com o prêmio de risco projetado.
Importância da hurdle rate para os investimentos
Ter a informação da mínima taxa de retorno que um investimento deve apresentar para que ele seja interessante para o investidor é muito importante.
Entre as principais vantagens do uso da hurdle rate, estão:
- Objetividade na definição de um taxa de remuneração mínima desejada;
- Mais fundamentação para a tomada de decisão de investimento;
- Tira o foco em fatores não financeiros envolvendo o projeto, e traz a análise totalmente para o campo financeiro.
É importante destacar que, como todo indicador financeiro, a hurdle rate possui limitações, portanto nenhuma análise deve ser feita exclusivamente com esse conceito.
Esse artigo te ajudou a entender melhor o que é hurdle rate? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.