SMLL: saiba o que é e como o índice de small caps da B3
As empresas de menor capitalização de mercado da bolsa são conhecidas como small caps. Porém, o que muitos não sabem é que as small caps possuem também um índice que as representa na bolsa: o índice SMLL.
Por isso, conhecer o SMLL pode ser muito importante para entender como as small caps estão se comportando no mercado financeiro.
O que é SMLL?
O SMLL é o índice Small Cap, que busca reunir, de maneira ponderada, os principais ativos de menor capitalização do mercado da bolsa de valores.
Por se tratar de small caps, o índice SMLL tende a apresentar mais volatilidade quando comparado com o IBOV, por exemplo, que é composto pelas principais empresas da bolsa de valores, inclusive as blues chips.
Além disso, é importante ressaltar que o SMLL é um índice de ações de retorno total.
Ou seja, o índice não reflete apenas as variações nos preços dos ativos que fazem parte do índice, mas também os impactos trazidos a partir da distribuição de proventos por parte das empresas emissoras dos ativos em questão.
O que são small caps?
Para entender perfeitamente o índice SMLL, é interessante que seja entendido previamente o que são small caps.
As small caps são um grupo de empresas de capital aberto, listadas na bolsa de valores, que possuem um baixo nível de capitalização.
Obviamente, isso não quer dizer que são empresas pobres e com pouquíssimo capital. Mas, em comparação com as blue chips, por exemplo, essas empresas costumam ter um baixo valor de mercado.
Para classificar uma companhia como small caps, é possível normalmente observar alguns fatores, como:
- O faturamento da companhia normalmente vai de $500 milhões a $5 bilhões;
- Valor de mercado entre $300 milhões e $2 bilhões;
- Volume de negociações normalmente menor que $50 milhões por dia.
Como funciona a composição do SMLL?
Para a composição do SMLL é necessário, evidentemente, que os ativos sejam categorizados como small caps.
Desta forma, para compor o índice, os ativos devem estar fora da lista dos que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas listadas na bolsa de valores.
Além disso, existe a necessidade de que a ação esteja entre as 99% mais negociadas na bolsa de valores.
É importante deixar claro que cada ativo tem seu próprio peso sobre o valor do índice, que depende diretamente do valor de mercado da companhia.
Por isso, não é possível definir exatamente o peso de cada empresa no índice SMLL, já que o valor de mercado dos ativos é variável.
É possível investir no SMLL?
Na B3, bolsa de valores brasileira, existem alguns ETFs, ou fundos de índices, que buscam espelhar os movimentos do índice SMLL.
O SMAL11 é um dos ETFs que consegue replicar o rendimento do índice de Small Caps. Este ativo é gerido pela BlackRock, e está sendo negociado no mercado desde 2008.
Para investir nesse ativo, o investidor estará sujeito a o pagamento de uma taxa de administração de 0,69% ao ano.
Contudo, no ano de 2020, foi lançado pelo banco Itaú um ETF concorrente para o SMAL11. Se trata do SMAC11, o outro ativo que está atrelado diretamente ao índice SMLL.
O SMAC11 chamou muita atenção dos investidores de small caps, já que possui uma taxa de administração de apenas 0,5% ao ano, contra as 0,69% oferecidas pelo SMAL11.
Este artigo te ajudou a entender o que é o SMLL? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.