Zeragem compulsória: por que ela acontece e como evitá-la?

Zeragem compulsória é o termo do mercado financeiro designado para o encerramento automático das operações alavancadas de Day Trade.

A zeragem compulsória se dá nos casos em que o investidor não consegue zerar suas posições até momentos antes do final do leilão de fechamento ou caso o trader ultrapasse seu próprio limite de garantia disponível na corretora de investimentos.

O que é a zeragem compulsória?

A Zeragem Compulsória é uma ferramenta acionada no momento em que a corretora considera que o investidor atingiu um limite máximo de risco permitido, podendo ser por consumo total da garantia alocada para operações Day Trade, ou pelo não fechamento de posições de Day Trade mesmo após o fechamento do mercado.

Existem dois tipos de zeragem compulsórias. As duas existem para evitar que os traders não venham a perder mais do que o já alocado como margem de segurança. São elas:

  • Zeragem da utilização máxima da garantia;
  • Zeragem de fechamento de mercado.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Zeragem compulsória pelo uso máximo de garantia

Antes de investir em operações Day Trade, o investidor determina a quantia que deseja alocar como margem de garantia. Dessa forma, quando a posição do trader chega ao valor determinado como garantia, é realizado a zeragem compulsória. Essa ação é efetuada para que o patrimônio do trader não seja comprometido acima do que foi estabelecido.

 Zeragem compulsória no fechamento

O modelo de zeragem compulsória no fechamento se dá quando o trader não efetua a zeragem das suas posições alavancadas até o horário pré-determinado como limite para operações day trade. É nesse exato momento em que a corretora cancela as ordens abertas e envia para o leilão de fechamento as posições do trader, assim zerando suas posições.

Qual o custo da zeragem compulsória?

O custo das zeragens compulsórias variam de acordo com a corretora utilizada. Nesse momento para decidir qual a melhor corretora de investimentos , o trader deve avaliar a opção que tenha os menores custos de corretagem e zeragem compulsória.

Saber escolher uma corretora não é uma tarefa fácil, é nesse momento em que o investidor precisa estar atento a alguns fatores, como as taxas, que podem atrapalhar no rendimento de seus investimentos.

Além do custo corretagem, é necessário observar outros pontos, como serviços, variedade de produtos, preços, certificações e outros fatores.

Para que a ação de zeragem compulsória não ocorra o trader precisa tomar alguns cuidados. Um deles é o encerramento antes do horário fechamento definido pela corretora e outro é a análise da margem. Isso evita que ela atinja o máximo alocado como garantia para operações day trade.

Quer aprender a analisar uma ação? Baixe o E-book gratuito da suno

MINICURSO DIVIDENDOS

Investimento à longo prazo

Ao analisar os maiores investidores de todos os tempos, a maior parte dos investidores lucra com seus investimentos investindo seu capital em bons negócios à longo prazo.

Os investidores buscam por empresas com um grande potencial de valorização, que lhe renderá excelentes rendimentos, pois está baseado no conceito dos juros compostos que trabalharão a favor do investidor.

Foi possível saber mais sobre zeragem compulsória? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
5 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Maria 16 de dezembro de 2020
    Minha duvida é porque a corretora minha posição em ações, se aceita a compra porque havia saldo na conta, por que razões a corretora venderia uma ação por mim comprada, que poderia me gerar ganhos ou prejuizos por minha propria conta e risoc, além de dividendos caso mantida enquanto for do meu interesse. Compra de ação não alavancada, ou seja, compro com valor debitado na minha conta. Entendo zeragem de operação alavancada, de contratos futuros, mas não entendo zeragem automatica de operação com ações. AttResponder
    • Suno Research 17 de dezembro de 2020
      Olá, Maria! Tudo bem? A zeragem compulsória só é acionada em operações alavancadas de Day Trade. Operações alavancadas possuem um risco embutido bem grande e, por isso, elas são zeradas caso ultrapasse os limites. Nesses casos, o investidor está usando um dinheiro que o mesmo não tem. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • carlos 12 de janeiro de 2021
    boa tarde, eu aloquei um limite mas nao quero usa-lo, ele volta para minha c/c no fechamento diario da bolsa?Responder
    • Suno Research 13 de janeiro de 2021
      Olá, Carlos! Tudo bem? Alocar um limite para zeragem compulsória não implica em gastos financeiros, ou seja, você não gastou dinheiro para fazer isso. Dessa forma, não existe uma quantia que deva voltar para sua Conta Corrente. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Roberto Araujo 4 de março de 2021
    Ontem no dia 03/03/2021. Entrei em uma ordem pelo NGLU3. Porém o mercado corrigiu em voltou 78 pontos e a clear zerou a minha operação sendo que poucas horas o mercado voltou a subir e fechou 85 pontos acima da minha entrada e a corretora está me cobrando R$:61,00, por ter efetuado essa zeragem, deixei de lucrar por conta disso, eu entendo que a zeragem faz parte da operação e a corretora entrando em minha ordem e zerando minha operação essa isso é uma corretagem, pois a mesma está fazendo a movimentação está intervindo em minha ordem e cobrar a taxa de zeragem. Isso é totalmente errado pois sei do meu risco e tenho minha estratégia para a minha ordem.Responder