Entenda a diferença entre despesas, custos e gastos
Muitas pessoas confundem o conceito de despesas, custos e gastos, e por mais que pareçam ser a mesma coisa, a verdade é que esses conceitos são diferentes entre si.
Saber entender a diferença entre custos e gastos é fundamental para equilibrar as finanças pessoais, alcançando assim uma maior tranquilidade financeira.
O que são despesas, custos e gastos?
Despesas, custos e gastos embora pareçam a mesma coisa carregam diferenças sutis entre si. É comum que alguns estudiosos a classifiquem como a mesma coisa, ou seja um conjunto de dispêndio financeiro.
No entanto, no conceito contábil, despesas, custos e gastos não representam a mesma coisa. E entender essa diferença é importante inclusive para o orçamento familiar, pois fica mais fácil saber onde é possível ter cortes e onde não é.
O que são gastos?
Gasto é todo desembolso que uma pessoa ou uma instituição realiza a fim de obter um produto ou serviço. Os gastos podem envolver desde pagamentos salariais, por parte de uma empresa, até bens de consumo adquiridos por um consumidor.
Por não ser um dispêndio recorrente normalmente são os gastos que toda família deve ponderar e cortar para obter uma tranquilidade financeira maior. Nesse sentido, por não serem básicos podem ser facilmente cortados do orçamento.
Mas, quando a aquisição é feita a um preço razoável com o intuito de vestir, pois já não havia mais possibilidades de usar as já existentes ela pode ser considerada um custo.
O que são custos?
Custo e gastos são bastante parecidos e por essa razão são muitas vezes confundidos entre si. Mas, para diferenciar um do outro podemos usar o conceito de básico e supérfluo.
Sendo assim, podemos considerar que uma aquisição não recorrente, que seja indispensável, é um custo. Já, se essa aquisição pudesse ter sido dispensada ela é classificada como um gasto.
Um exemplo seria a alimentação. É necessário a alimentação todos os dias. No entanto, é possível comer uma marmita de R$ 15,00 ou almoçar em um restaurante e gastar R$ 30,00.
Note que, no primeiro caso a alimentação é um custo e no segundo caso ela se torna um gasto que pode ser cortado em um aperto financeiro.
Definição de despesas
Despesas e custos bem como gastos e despesas são mais distantes. Ou seja, é mais fácil saber diferenciar uma despesa de um gasto ou custo, do que diferenciar um custo de um gasto.
A despesa, desse modo, são dispêndios mensais, recorrentes, necessários para a sobrevivência. Sendo assim, é possível entender despesa como:
- Água;
- Energia Elétrica;
- Aluguel;
- Condomínio;
- Cesta básica;
- Locomoção;
- Telefone.
Também é necessário entender que a prestação de um carro pode ser considerado um gasto ou até mesmo um custo, mas não uma despesa, pois poderá ser substituída por transporte público, por exemplo.
Entender a diferença entre despesas, custos e gastos é fundamental para ter uma vida financeira mais organizada, sabendo onde é possível cortar e onde não é.
Foi possível saber mais sobre despesas, custos e gastos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.