Calculadora do Cidadão: aprenda a usar esse simulador financeiro

Uma das dificuldades para quem quer melhorar sua situação financeira é entender como os juros de empréstimos e financiamentos podem afetar suas finanças pessoais. Entre as ferramentas que podem ajudar nesta interpretação está a Calculadora do Cidadão.

A forma de utilizá-la é simples, até mesmo para os leigos no assunto. E esta é uma das principais características da Calculadora do Cidadão.

O que é a Calculadora do Cidadão?

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta que permite a simulação de empréstimos, rendimentos e parcelas de diversos serviços financeiros.

Disponibilizada pelo Banco Central, a Calculadora do Cidadão é gratuita para todos. O serviço está disponível no site do Bacen e nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

O seu uso é bastante prático e intuitivo, até mesmo para quem não conhece a fundo o mercado financeiro. Ou mesmo não tem afinidade com cálculos matemáticos.

Funções da Calculadora do Cidadão

Dentro da Calculadora do Cidadão, é possível calcular:

  1. Aplicação com depósitos regulares;
  2. Parcelas de financiamento com prestações fixas;
  3. Valor futuro de um capital;
  4. Correção de valores já aplicados pela poupança, inflação ou Selic.

Como usar a Calculadora do Cidadão?

Para simular os valores é simples: o usuário insere os dados solicitados na Calculadora do Cidadão e clica para solicitar o resultado.

Entenda melhor como utilizar a Calculadora do Cidadão em suas quatro funções:

EBOOK 10 LIVROS

1. Aplicação com depósitos regulares na Calculadora do Cidadão

Na aplicação com depósitos regulares, o usuário deve informar alguns dados. Eles são: o número de meses em que estes repasses serão feitos, a taxa de juros mensal da aplicação (em percentual) e o valor do depósito regular para saber qual será o valor obtido ao final.

Calculadora do Cidadão

2. Parcelas de financiamento com prestações fixas na Calculadora do Cidadão

No caso das parcelas de financiamento com prestações fixas, será preciso informar o número de meses do financiamento, a taxa de juros mensal sobre ele (em percentual) e o valor da prestação. Assim, o simulador mostrará o valor financiado total.

Calculadora do Cidadão

3. Valor futuro de um capital na Calculadora do Cidadão

Já para calcular o valor futuro de um capital, será preciso informar o número de meses da aplicação, a taxa de juros mensal e o capital atual. Assim, será possível chegar ao valor obtido ao final.

Calculadora do Cidadão

4. Correção de valores na Calculadora do Cidadão

Na verificação de correção de valores já aplicados pela poupança, inflação ou Selic, será possível saber o quanto uma aplicação rendeu durante o período.

Essa funcionalidade pode ser muito útil para quem tem contrato de aluguel de imóvel, com depósito a ser devolvido com correção.

Para fazer esta conta no simulador, é preciso determinar se a conta será baseada no índice de preços, na Taxa Referencial (TR), na poupança, na Selic ou no CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Cada um exigirá dados específicos do usuário. Para a conta pelo índice de preços, será necessário escolher uma opção de índice para a correção (IGP-M, INPC, IPCA ou IPC).

Além disso, o usuário deve informar as datas inicial e final da aplicação o valor a ser corrigido, para então saber quanto receberá com a correção.

Quem optar por calcular pelo CDI, no entanto, terá que informar o percentual do CDI a ser utilizado na conta. O resultado aparecerá nessa interface:

Calculadora do Cidadão

Vantagens da Calculadora do Cidadão

Existe no mercado uma série de simuladores financeiros, oferecidos por diferentes empresas. Alguns até gratuitos. Mas a Calculadora do Cidadão tem diferenciais importantes a serem considerados.

As principais vantagens da Calculadora do Cidadão são:

  • Praticidade;
  • Zero custo;
  • Confiabilidade;
  • Fácil compreensão.

Além disso, um problema muito recorrente nos simuladores existentes na internet é que uma mesma conta pode apresentar resultados diferentes, dependendo da ferramenta.

Entretanto, ao utilizar a Calculadora do Cidadão, há a premissa da confiabilidade, por se tratar de uma ferramenta criada e regulada pelo Banco Central.

Se você já utilizou a Calculadora do Cidadão, conte nos comentários o que achou em comparação aos outros simuladores oferecidos no mercado.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Gabriela Mosmann
Compartilhe sua opinião
3 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Emerson Gonçalves de Araujo 18 de janeiro de 2021
    Muito bom 😊Responder
  • Gerson CICIELSKI 3 de maio de 2022
    Boa Noite! E Gerson Cicielski tenho um emprestimo no CDC de 26,521,05 com taxa de 3,75 que gerou um emprestimo de 96 x 1,011,52 fui ao banco conversei com um fucionario ao qual expus o problema e falei que já havia pago 18 prestação perguntei a ele e se eu quissese quitar ele falou que eu teria que pagar os 26,521,05 reais para a quitação isso é certo. Dai ele me falou se eu tivesse pago 27,000 ou 27 parcelas dai eu só teria que pagar 18.987.03 reais isto é certo já que eu estaria adiantando as prestações .Responder
    • Gerson Cicielski 6 de junho de 2022
      Nada aindaResponder