Custo-meta: entenda como funciona esse método de custeio
O sonho da maioria das empresas é aumentar sua lucratividade sem que seja necessário aumentar o preço para o consumidor final. E foi para ajudar neste processo que surgiu a figura do custo-meta.
Muitas vezes, o custo-meta não é visto somente como um sistema de custeio, mas também como parte integrante do planejamento financeiro. Isso porque a empresa precisa acreditar nesta sistemática para que ela realmente funcione.
O que é custo-meta?
Custo-meta é um método de custeio. Ele tem como premissa que o preço de qualquer produto é definido pelo mercado e o quanto ele está disposto a pagar por ele. Sendo assim, a melhor forma de aumentar sua margem de lucro é diminuindo o custo da sua produção.
O termo teve origem no inglês “target costing” ou “target cost”, mas é aplicado em todo o mundo, com as devidas adaptações idiomáticas. No Brasil, ele também é conhecido como custeio-alvo.
Esta metodologia é bastante utilizado por montadoras de veículos, que propõem este modelo aos seus parceiros de negócio e fornecedores.
Como funciona o custo-meta?
É comum que as pessoas acreditem que o custo de um produto será a base para o quanto será cobrado por ele. Essa, inclusive, é uma visão recorrente no mercado.
Mas, para calcular o custo-meta, é preciso olhar para este cálculo de outra forma. Isso porque deverá ser compreendido que o preço de um produto é o que determinará qual pode ser o seu custo.
Então, se a empresa deseja lucrar um valor específico com o produto, deverá reduzir os seus custos de forma proporcional. Desta forma, o custo permitido passa a ser a meta a ser alcançada pelo empreendimento.
Assim, a fórmula do custo-meta é:
?=?−?
Na qual:
- C = Custo-meta
- P = Preço competitivo de mercado
- α = Margem de lucro desejada
Então, se o mercado está disposto a pagar R$ 200 por um produto e a empresa deseja R$ 100 de margem de lucro, o seu custo-meta é R$ 100.
Claro que nem sempre esta conta é simples. É bastante comum que o custo básico do produto seja maior do que o custeio-meta pretendido.
Nestes casos, o gestor terá de procurar outras formas para redução de valores, como a exploração de uma nova matéria-prima.
Diferença entre custo meta e custo padrão
Por todas estas características, o custo-meta tem um funcionamento bem diferente do custo padrão.
A fórmula tradicional de cálculo de custo determina que o preço de um produto será determinado pelo seu custo. Para isso, a empresa precisa estimar o seu custo de produção.
A partir daí, será acrescentada a margem de lucro ambicionada. Só então se saberá qual o preço de venda do produto. Com isso, a empresa não considera a média de mercado no planejamento de custos. Logo, a redução de custos estará focada apenas nos prejuízos e as ineficiências do processo.
Com isso, há pouca participação da cadeia de valor no planejamento de custos, porque o foco do lucro se concentra no preço pago pelo consumidor. Exatamente o contrário do proposto pelo custo-meta.
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