Consultoria financeira pessoal: saiba o que ela faz e qual sua importância
Já ouviu falar em consultoria financeira pessoal? Esse é um ramo que vem ganhando cada vez mais espaço conforme aumenta o interesse em como começar a investir.
Consultoria financeira pessoal é um processo que ajuda as pessoas a saírem das dívidas, melhorarem o seu orçamento familiar e os investimentos.
O que é uma consultoria financeira pessoal?
A consultoria financeira pessoal é um serviço ligado à área de finanças, contabilidade ou economia cuja finalidade é ajudar a pessoa a melhorar o seu controle e planejamento financeiro.
Esse serviço pode ser contratado por qualquer pessoa. E, sendo assim, é importante que ao efetuar essa contratação, o indivíduo esteja ciente que precisará mudar alguns hábitos cotidianos para atingir o controle financeiro pessoal.
Como funciona a consultoria financeira?
A consultoria financeira funciona de maneira bastante técnica, em que um profissional irá procurar utilizar métodos de racionalização de gastos e conceitos como controle de fluxo de caixa pessoal para fazer com que a pessoa saia da situação de devedora.
Nesse sentido, o primeiro passo para melhorar o endividamento e acertar as finanças pessoais é trabalhar o planejamento financeiro. Desse modo, o consultor financeiro pessoal irá fazer um levantamento de todas as receitas e despesas do cliente.
Feito isso, ele irá ordenar as dívidas dos maiores aos menores juros e buscar a adequação das contas à receita individual da pessoa, ajudando o cliente a sair da inadimplência.
Nós podemos ajudar.
O prazo para a finalização do serviço depende do volume de endividamento que a pessoa se encontra e também da compatibilidade das receitas e despesas.
Assim, quanto mais desordenadas estiverem as finanças pessoais, mais demorado é o processo da consultoria financeira.
Quais são os objetivos do consultor financeiro pessoal?
Um dos objetivos da consultoria financeira é o de fazer sobrarem recursos no orçamento pessoal para poder começar a investir. Como a consultoria é bastante técnica, ela não irá focar na questão comportamental, mas sim no planejamento das contas.
Claro que, sem uma mudança comportamental, as contas irão surgir novamente. Entretanto, com o acompanhamento da consultoria financeira, a própria pessoa vai mudando os hábitos através do processo.
Como escolher um consultor financeiro pessoal?
De fato, escolher um consultor financeiro pessoal pode ser um desafio, pois existem muitos fatores envolvidos nessa escolha.
Sendo assim, é importante entender em qual instituição financeira ele trabalha: será que ela é de confiança? Ela tem um histórico de boa prestação de serviços financeiros?
Além disso, é preciso entender qual filosofia de investimentos esse consultor financeiro segue para entender se ele conseguirá fazer uma boa consultoria de investimentos pessoais.
Por exemplo: alguns profissionais podem ter uma filosofia muito conservadora e o investidor ser mais arrojado; ou então, o investidor é conservador, mas o profissional é arrojado.
Na consultoria financeira da Suno, por exemplo, utilizamos o modelo de Yale, que faz uma diversificação inteligente entre diversas classes de ativos.
O importante é buscar um perfil de profissional alinhado ao do investidor e, a partir daí, montar uma estratégia.
Quais são as etapas da consultoria pessoal?
Uma consultoria pessoal deve lidar com todas as etapas do processo, buscando uma solução personalizada para cada investidor.
Na Suno, por exemplo, nossa consultoria pessoal consiste em três etapas principais:
- Definir o perfil de risco e os objetivos financeiros;
- Seleção de ativos;
- Monitoramento da evolução.
1. Definir o perfil de risco e os objetivos financeiros
Primeiramente, é preciso personalizar o atendimento ao cliente. Assim, fica muito mais fácil entender o processo decisório dos investimentos.
Dessa forma, é preciso considerar o perfil do investidor e sua atual situação com investimentos, bem como seus objetivos patrimoniais de curto e longo prazo.
2. Seleção de ativos
Em segundo lugar, o consultor pessoal ajudará a selecionar os ativos mais apropriados para a carteira do investidor.
Por exemplo: renda fixa pública ou privada, ações e fundos imobiliários no Brasil, stocks ou REITs nos Estados Unidos, commodities, entre outros ativos.
3. Monitoramento da evolução
Por fim, deve haver algum acompanhamento com o investidor, com reajustes periódicos na carteira dependendo de fatores micro e macroeconômicos.
Assim, o patrimônio do investidor estará mais bem preparado conforme ocorrerem variações nas condições de mercado.
Quais são as vantagens e desvantagens da consultoria financeira pessoal?
Existem diversos pontos para se considerar ao optar por uma consultoria financeira pessoal ou não. O valor de uma consultoria financeira pessoal está nos benefícios que ela pode trazer.
Em primeiro lugar, há a vantagem clara de contar com ajuda especializada para alcançar seus objetivos: é possível contar com profissionais capacitados que vão ajudar a cuidar do seu patrimônio e a ter mais inteligência financeira.
Assim, você pode adquirir hábitos positivos que ajudarão a multiplicar seu patrimônio no longo prazo caso você os coloque em prática.
Esse processo pode ajudar a entender melhor o seu relacionamento com o dinheiro e a tomar melhores decisões nos gastos e nos investimentos.
Consultoria financeira e coaching financeiro
Contudo, é importante entender a diferença entre consultoria financeira e o coaching financeiro. Muitas pessoas acabam confundindo esses dois conceitos, que apesar de parecidos são relativamente diferentes.
A principal diferença entre o consultor financeiro e o coaching financeiro é que o primeiro irá trabalhar mais focado na questão técnica, enquanto o coaching irá trabalhar mais focado a questão comportamental.
Por exemplo: fazer o cliente entender mais sobre finanças comportamentais e como elas influenciam na tomada de decisões financeiras.
Desse modo, é importante notar que ambos possuem a sua importância. Pois, é necessária a consultoria financeira técnica para colocar as contas em ordem. E também é necessário o coaching para uma mudança de paradigmas na vida da pessoa.
Gostou de conhecer sobre o papel do consultor financeiro pessoal? Deixe seu comentário e suas sugestões no espaço a seguir.
O que é uma consultoria financeira pessoal?
A consultoria financeira pessoal consiste em um serviço voltado para a área financeira cuja função é ajudar uma pessoa a cuidar melhor do seu dinheiro, gastando-o mais sabiamente e investindo melhor.
Como funciona a consultoria financeira?
Um profissional buscará os meios para que o seu cliente saiba controlar o seu fluxo de caixa pessoal e deixe de dever dinheiro. Além disso, ele pode auxiliar nos investimentos do seu cliente, ajudando-o a cuidar melhor de suas finanças.