Biografia de Gustavo Montezano
Quem é Gustavo Montezano
Gustavo Montezano é o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), função que assumiu em junho de 2019, no lugar do economista Joaquim Levy.
Além de sua atuação na esfera pública, Gustavo Montezano é conhecido por seu trabalho no mercado financeiro, especialmente no Banco BTG Pactual (BPAC11).
Formado em engenharia e, posteriormente, com especialização na área econômica, Gustavo iniciou sua carreira no setor financeiro no Banco Opportunity.
Porém, foi em sua trajetória no BTG Pactual que ele ganhou destaque, sendo que trabalhou na instituição financeira por mais de uma década.
Após cisão entre o BTG e a Engelhart CTP, Gustavo voltou seu foco para a Engelhart, negócio que atua principalmente com commodities.
Em 2019, Montezano iniciou sua carreira no setor público, inicialmente como secretário especial adjunto no setor de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia.
E, em junho de 2019, o executivo foi o nome escolhido para o posto de presidente do BNDES.
Trajetória de Gustavo Montezano
Gustavo Henrique Moreira Montezano nasceu no ano de 1981.
Em 1998, Gustavo ingressou na graduação de engenharia mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ). Curso que concluiu em 2003.
Ainda no campo econômico, Montezano se especializou na área de economia e finanças pela Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) entre os anos de 2004 e 2006.
O economista começou sua carreira na posição de analista de private equity dentro do Banco Opportunity.
Em janeiro de 2005, ingressou no BTG Pactual, na época como analista de crédito. Posição em que trabalhou por dois anos.
Dentro da instituição financeira Montezano galgou posição de forma rápida. Tanto que no início de 2007, o executivo assumiu o posto de associado na área de finança e alavancagem do BTG.
No início de 2010, Gustavo se tornou sócio do BTG Pactual. Na situação ele se tornou o responsável pela área de crédito corporativo e estruturado do banco.
Montezano ficou no BTG até 2016. Ano que deixou o grupo, para se tornar head da Engelhart CTP, sendo responsável pela atuação do grupo na América Latina.
Um ano mais tarde, Gustavo foi nomeado COO da multinacional, posição que ocupa há mais de dois anos.
Em 2018, Montezano iniciou sua carreira no poder público. Na época, ele assumiu posição na equipe econômica do então candidato Jair Bolsonaro (PSL).
Gustavo Montezano e o Poder Público
Jair Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil em janeiro de 2019. Em seu início de governo, Gustavo assumiu a função de secretário especial adjunto no setor de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia.
Cerca de meio ano depois, Joaquim Levy, então presidente de BNDES, demitiu-se após desavença com o capitão reformado.
Montezano foi escolhido como nome para ocupar a posição na instituição financeira.
Entre os principais objetivos em sua gestão, da sequência do processo de privatização estipulado pelo governo.
Além disto, o economista terá a responsabilidade de liberar crédito, por parte da instituição, para questões voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura e saneamento no país.
Outra questão que sua gestão no BNDES terá como foco é a pauta de reestruturação financeira das esferas estaduais e municipais.
Mesmo com baixa idade, Gustavo Montezano se tornou um dos economistas em destaque no país, por ocupar uma das principais posições do governo. Para entender como funcionam os bancos de desenvolvimento, leia o artigo da Suno sobre o tema.