Indústria de transformação: o que é e qual sua importância?
O conceito de indústria de transformação abrange a maior parte das atividades desenvolvidas no setor industrial.
A indústria da transformação, apesar da perda de espaço no Produto Interno Bruto (PIB), trata-se um setor central na atividade econômica brasileira.
O que é indústria de transformação?
Indústria de transformação é aquela que transforma um material primário em um produto final ou em um intermediário destinado a outra indústria de transformação.
Como matéria-prima, pode ser considerado aquilo que é resultante de atividades agrícolas, florestais, de mineração, da pesca e até mesmo os produtos de outras atividades industriais.
Em geral, o resultado desse tipo de atividade se trata de bens tangíveis, também chamados de mercadorias. Este grupo representa a maior parcela das indústrias existentes atualmente.
Fora dessa classificação, existem as chamadas indústrias extrativas. Estas são aquelas que se dedicam à extração de minerais em estado natural. Também abrange atividades de beneficiamento, como trituração, classificação, concentração, pulverização, flotação, liquefação de gás natural.
Características da indústria de transformação
Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), existem 24 tipos de grupos de atividades que podem ser classificados como do setor de indústria de transformação. São empresas que pertencem a diversos tipos de indústrias. Dentre eles, podemos destacar:
- Indústria de plásticos e borracha;
- Indústria de alimentos;
- Indústria de bebidas;
- Indústria metalúrgica;
- Indústria química;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria têxtil;
- Indústria de máquinas e equipamentos;
- Indústria automobilística;
Quer saber mais sobre como a economia influencia nos investimentos? Baixe o e-book da Suno sobre economia para investidores.
As atividades de transformação são, na maior parte das vezes, desenvolvidas em fábricas e plantas industriais. São auxiliadas pelo uso de máquinas e equipamentos movidos a energia, seja elétrica ou de outra forma.
Porém, a atividade manual, como a artesanal, mesmo desenvolvida em domicílio, também pode ser considerada como parte da indústria de transformação.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz um levantamento periódico da produção feita no setor industrial brasileiro. Os resultados constam da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
A indústria no Brasil e seu impacto econômico
A indústria de transformação já foi o carro-chefe da economia brasileira. Seu auge foi registrado em 1973, quando foi responsável pela maior parte do PIB do país. Porém, apesar de ainda gerar muitos empregos, o setor tem sofrido uma queda significativa em seus rendimentos.
De acordo com dados do IBGE a participação deste tipo de indústria no PIB (Produto Interno Bruto) tem caído seguidamente. No primeiro semestre 2019, o setor industrial alcançou a parcela de 11,2% da produção nacional no período. Trata-se do menor patamar registrado desde 1947, ano em que esse tipo de medição começou a ser feita.
Já no final da década de 80, a indústria de transformação representava somente algo em torno dos 30% do PIB. Em contrapartida, tem-se observado, progressivamente, uma maior participação do setor de serviços.
Esta mudança, segundo especialistas, pode estar sendo causada por conta das sucessivas crises econômicas que o país sofreu, como a crise financeira de 2008. Isso porque, mesmo quando há uma recuperação, a indústria demora mais tempo para ter um crescimento expressivo do que o setor de serviços.
Foi possível saber mais sobre indústria de transformação por meio desse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.