Biografia de Giorgio Armani
Quem é Giorgio Armani
Giorgio Armani é um dos nomes mais importantes da moda mundial. Além de roupas de luxo, a marca Armani, criada por ele em 1975, assina também perfumes, bolsas, itens para casa e coleções esportivas e específicas para crianças, entre outros.
Giorgio Armani é um dos pioneiros ao vestir celebridades para o tapete vermelho de premiações. Em 2017, a Armani faturou mais de US$ 1,6 bilhão.
A revista Forbes 2021 estima que a fortuna de Giorgio Armani é de US$ 7,7 bilhões. O montante o coloca na posição de 323ª pessoa mais rica do mundo.
Antes estudante de medicina e militar, empresário ganhou projeção mundial ao criar figurinos para o filme Gigolô Americano, com Richard Gere.
Fora do ramo da moda, ele é também dono do time de basquete italiano Olimpia Milano.
Trajetória de Giorgio Armani
Giorgio Armani nasceu na cidade de Piacenza, Itália, em 11 de julho de 1934. O plano inicial do hoje empresário era ser médico.
Ele cursou a graduação de medicina na Universidade de Milão. Mas, três anos após iniciar os estudo, precisou abandonar o curso para se juntar ao exército, onde atuou no hospital militar.
Ao deixar o serviço militar, Giorgio Armani começou a trabalhar como vitrinista de uma loja de departamentos em Milão. Na mesma empresa, passou a ser vendedor de roupas masculinas. Dali, partiu para a empresa de moda de Nino Cerruti, onde foi designer de roupas para homens.
Ao mesmo tempo em trabalhava na empresa, atuava como estilista freelancer para outras marcas.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book e aprenda a investir no exterior.
Giorgio Armani e a Armani
Em 1975, ao lado de Sergio Galeotti, o empresário criou e sua própria marca de moda: a Giorgio Armani. No mesmo ano lançou sua primeira coleção, com peças masculinas e femininas.
Em 1978, associou-se ao Gruppo Finanzario Tessile (GFT), que possibilitou produzir peças de luxo em escala industrial.
Em 1979, a Giorgio Armani se tornou uma corporação e começou a exportar a coleção também para os Estados Unidos. E com isso expandiu o portfólio com peças de banho e acessórios, entre outros. A primeira linha de perfumes veio no início da década de 1980, em decorrência de uma parceria com a L’Oreal.
Foi também nos anos de 1980 que uma nova vitrine se abriu, dando mais destaque internacional a Giorgio Armani: o empresário projetou as roupas usadas no filme Gigolô Americano, que foi sucesso de bilheteria. Ao longo de sua carreira, Armani já produziu figurinos para mais de 100 filmes.
Embora conhecido por roupas de luxo, ao longo de sua carreira abriu outras marcas associadas ao seu nome, com preços mais baixos, voltados para um mercado de massa.
Entre as décadas de 1980 e 1990, além de Itália e Estados Unidos, entrou em mercado como Japão e China. Hoje está presente em mais de 37 países, seja com a loja principal, a Giorgio Armani, ou as segmentadas, como Emporio Armani e Armani Junior.
Outro marco da carreira de Giorgio Armani foi proibir que modelos com baixo índice de massa corporal (IMC) desfilassem para ele.Foi também o primeiro estilista a transmitir o desfile de sua marca de luxo para todo o mundo via internet, em 2007.
Ao lado da Samsung, Giorgio Company também lançou um modelo de celular exclusivo.
Assim como a empresa criada por Giorgio Armani, outro importante grupo do mercado de moda de alta-costura mundial é o LVMH, que tem em seu portfólio Louis Vuitton, Dior e Givenchy. O LVMH é presidido por Bernard Arnault. Conheça a história de Bernard Arnault no artigo da Suno sobre ele.