Jim O’Neill Jim O’Neill

Jim O’Neill

Perfil de Jim O’Neill

Nome Completo Terence James O'Neill
Nascimento 17 /03/1957
Local de Nascimento Manchester, Reino Unido
Filhos 2
Nacionalidade Inglês
Formação Economia
Ocupação Economista
Conhecido Como Jim O’Neill
Estado Civil Casado

Biografia de Jim O’Neill

Quem é Jim O’Neill

Jim O’Neill é o ex-presidente da Goldman Sachs Asset Management e o economista responsável por criar o termos BRICS, sigla para representar países emergentes em desenvolvimento econômico rápido, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Jim O’Neill também tem passagem pela política, onde ocupou o posto de Secretário do Tesouro do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido David Cameron. Renunciou ao posto em 2016.

Atualmente, Jim O’Neill é professor honorário do departamento de economia da University of Manchester.

Trajetória de Jim O’Neill

JIm O'Neill
Foto: Divulgação/Goldman Sachs

Terence James O’Neill nasceu em 17 de março de 1957, em Manchester, na Inglaterra. O’Neill é formado em economia pela Sheffield University.

Também pela Sheffield University conquistou seu mestrado na área econômica. No campo dos estudos, Jim tem também phD pela University of Surrey.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Após terminar o phD, começou a trabalhar no Bank of America. Três anos mais tarde, mudou para o Marine Midland Bank – na instituição financeira, atuou como economista para a divisão internacional da empresa.

Em 1988, Jim O’Neill migrou para Swiss Bank Corporation.

A trajetória na Goldman Sachs Asset Management teve início em 1997. Em 2001, foi alçado ao cargo de chefe de pesquisa em economia global.

Foi neste ano que Jim O’Neill lançou a teoria e a nomenclatura BRIC, que se referia aos países que estavam em rápido desenvolvimento econômico e não eram potências globais. Inicialmente compunham o grupo Brasil, Rússia, Índia e China. Posteriormente, foi adicionado o S, que era a letra representante da África do Sul.

O economista acreditava que essas nações emergentes eram o futuro.

O cargo de presidente da Goldman Sachs veio em 2010. Na época, ele foi responsável por gerenciar mais de US$ 800 bilhões em ativos. O prestígio foi tanto que, em 2011, ele foi eleito uma das pessoas mais influentes da Bloomberg Markets.

Em 2013, Jim O’Neill se aposentou e deixou a Goldman Sachs. Aos sair da empresa, passou a compor o quadro de conselheiros de outras instituições, como QFINANCE Strategic Advisory Board e Bruegel.

Já em 2014, o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido David Cameron escalou Jim para ser Secretário do Tesouro. Mesmo após a saída de David, Jim manteve o cargo no governo de Theresa May.

Jim O’Neill renunciou ao posto em 2016.

Dois anos depois, Jim O’Neill publicou a obra sem tradução para o português Superbugs: an Arms Race Against Bacteria em parceria com Anthony McDonnell e Will Hall.

Por sua influência na economia global, Jim O’Neill foi condecorado com títulos pela University of Sheffield, City University London e Institute of Education of the University of London.

Embora o BRICS seja o termo criado por Jim O’Neill, ele também foi responsável por popularizar, em 2013, a sigla MINT (México, Indonésia, Nigéria e Turquia. Ele acredita que esses países são as próximas quatro potências emergentes.

EBOOK 10 LIVROS

Jim O’Neill teve grande carreira no Goldman Sachs Asset Management. Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Clique e leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Compartilhe sua opinião