Matriz BCG: entenda como funciona esse modelo de análise e gestão
Criada na década de 70, a matriz BCG é uma ferramenta que pode auxiliar os investidores a escolherem suas aplicações do mercado financeiro.
Isto é, para quem investe levando em consideração, principalmente a análise fundamentalista, a matriz BCG tende a ser um complemento a mais para a tomada de decisão do investidor.
O que é Matriz BCG?
A matriz BCG é uma ferramenta de administração e gestão que analisa os produtos ou serviços ofertados por uma empresa. Trata-se de um gráfico de fácil entendimento, que possibilita a visualização dos produtos analisados.
O método foi desenvolvido pelo fundador do Boston Consulting Group, Bruce Henderson, por isso a sigla BCG.
Portanto, do ponto de vista empresarial, a matriz BCG é utilizada como uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão dos empresários em relação aos seus produtos.
Como funciona a matriz BCG?
Por meio da matriz BCG, é possível analisar dois pontos principais:
- A participação relativa do mercado
- Taxa de crescimento do mercado;
Além disso, vale notar que essa análise sempre é feita comparando a empresa analisada à sua principal concorrente no mercado.
A matriz BGC é uma matriz 2×2. Isso quer dizer que, visualmente falando, ela é formada por um retângulo dividido em quatro partes.
Classificações dos produtos na matriz BCG
Assim, tem-se duas colunas e suas linhas: dentro de cada uma das células há uma ilustração, totalizando quatro imagens, e cada uma delas representa um aspecto diferente do ciclo de vida do produto.
As classificações na matriz BCG são:
- Ponto de interrogação;
- Estrela;
- Vaca leiteira;
- Abacaxi.
Ponto de interrogação
Na área do ponto de interrogação devem ser inseridos os produtos que integram um mercado em expansão, ou seja, com grande taxa de crescimento.
Ainda que estes produtos não tenham grande participação no mercado e demandem altos investimentos, tais gastos tendem a ser compensados pelo ritmo de crescimento do mercado.
Estrela
Na estrela estarão os produtos lideres do mercado, que já são um sucesso, mas ainda que demandem grandes investimentos.
Vaca leiteira
A vaca leiteira representa produtos que não demandam grandes investimentos, e que apresentam uma taxa de participação de mercado considerável.
A tendência, em médio e longo prazo, é que os produtos “estrela” se tornem “vacas leiteiras”.
Abacaxi
O abacaxi, por sua vez, abrange os produtos que não apresentam crescimento aparente. Assim, têm baixa participação de mercado.
O ideal para as empresas é evitar manter produtos abacaxi em sua carteira, para evitar custos e gastos desnecessários.
Quais são as limitações da matriz BCG?
Muito embora esse método seja muito eficaz, tanto para administradores quanto para investidores, existem limitações da matriz BCG.
Primeiramente, é preciso entender que a participação do mercado não é a única maneira de definir o sucesso de um produto, uma vez que negócios pequenos terão pouca penetração no mercado ou podem se sair muito bem mesmo sem estarem em primeiro lugar de vendas.
Portanto, uma análise de crescimento de mercado é muito unidimensional se feita de forma sozinha, é preciso avaliar diversos fatores em um negócio ou investimento.
Sendo assim, vale a pena notar também que um abacaxi pode trazer mais resultados no futuro do que uma vaca leiteira, pois esses produtos podem mudar de categoria de forma imprevista.
Por exemplo, uma empresa pode investir em uma estratégia de crescimento de um produto e gerar um resultado mediano, formando um acabaxi. No entanto, esse produto pode se difundir com o tempo e conseguir ganhar mercado.
Portanto, fica claro que é necessário avaliar de forma integrada um investimento e um modelo de negócios, pois as vantagens da matriz BCG são muitas caso sejam associadas a outras formas de análise.
Como usar a matriz BCG nos investimentos?
Por fim, após compreender como funciona a ferramenta, o investidor pode aplicar esta ferramenta para fazer o planejamento estratégico das suas ações.
Sendo assim, ao usar a matriz BCG nos investimentos, fica claro se vale a pena aplicar as finanças no ativo ou não, o que permite um planejamento financeiro muito melhor.
Por exemplo, é possível comparar os negócios da Heineken com a Ambev (código de negociação: ABEV3), líder de mercado de bebidas alcoólicas no Brasil.
No entanto, para casos onde uma empresa tem uma atuação muito única, esse tipo de avaliação acaba sendo difícil, como no caso de empresas de tecnologia.
Além disso, é possível gerir melhor uma carteira de investimentos utilizando esta metodologia: para isso, basta substituir nos quadrantes os “produtos” por “aplicações”.
Portanto, essa análise segue a mesma lógica da aplicada nos produtos: analisar a taxa de crescimento da aplicação, bem como o seu desempenho no mercado.
Quando as aplicações se enquadrarem no quesito “abacaxi” será a hora de rever a significância dela na carteira. De qualquer modo, a ferramenta pode ser um grande auxílio na hora de fazer esta análise.
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