P&L: o que é? Como funciona o demonstrativo de lucros e perdas
Uma das ferramentas contábeis utilizadas na análise de empresas é o P&L. Ele é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), porém alguns especialistas indicam diferenças entre estes termos.
P&L significa Profit & Loss, em português “Lucros e Perdas”. Ou seja, se trata de um documento fundamental para a gestão e análise de uma empresa, por apresentar dados específicos sobre os resultados da mesma.
O que é P&L?
P&L é a abreviação de Profit & Loss Statement, em português, Demonstrativo de Lucros e Perdas, e consiste em um relatório que mostra se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.
Portanto, o P&L é basicamente um balancete que indica o resultado de uma atividade específica ou de toda a empresa. Logo, o P&L pode ser elaborado para avaliar uma organização ou determinado produto ou linha de produtos. Da mesma forma, o P&L também pode ser usado para averiguar a situação financeira de departamentos.
Para que serve o P&L?
Este relatório serve para a apresentar dados-chave de um negócio. Dessa forma, o P&L pode ajudar a:
- Definir estratégias e ações;
- Realizar a comparação da situação atual da empresa com a de épocas anteriores;
- Avaliar disparidades relacionadas a receitas e gastos, faturamento e dificuldades de gestão.
Dessa forma, o P&L é um dos principais meios de gerir o desempenho de uma empresa. Geralmente, ele equivale ao Demonstrativo de Resultados do Exercício, o DRE. É indicado que todo plano de negócios inclua essa tabela com projeções da lucratividade e do retorno do que se investiu.
Como funciona o P&L?
Cada empresa ou negócio define individualmente os elementos que irão constar no seu P&L. Entretanto, o Demonstrativo de Lucros e Perdas, em geral, é composto pelos seguintes tópicos:
- Faturamento total;
- Volume de vendas;
- Custo de cada unidade;
- Custo para fabricar;
- Custos de administração;
- Lucro bruto;
- Lucro líquido.
Contudo, a elaboração desse relatório é uma questão que depende da administração de cada negócio. Logo, ele realizado semanalmente, até trimestral ou anualmente. Com isso, a periodicidade varia conforme a necessidade de acompanhamento de cada negócio.
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Saiba MaisComo a P&L é estruturada?
A estrutura da planilha tem 3 fundamentos:
- Venda;
- Lucro;
- Custo.
O P&L segue a ideia de que um negócio, produto ou departamento revela seu lucro baseado na venda descontada dos custos.
Por sua vez, para elevar os lucros, o método indica 2 possibilidades:
Inicialmente, a venda é uma receita obtida pelo negócio de forma direta, por meio de sua atividade econômica. Dessa forma, ela corresponde a quantias em dinheiro, e seu valor é conseguido multiplicando-se as unidades vendidas pelo preço de cada uma delas.
Por outro lado, custo envolve despesas para fabricar um produto na empresa. Eles se resumem aos custos que estão ligados à fabricação do produto, por exemplo mão de obra, eletricidade e matérias-primas. Entretando, não estão está incluídos aqui custos indiretos, como publicidade.
Já o lucro bruto ou a margem bruta, em inglês “Gross Margin”, é obtido descontando-se itens de despesa. Destina-se a quitar compromissos financeiros como salários, investimentos.
Na planilha P&L, após incluir os tópicos acima, devem ser acrescidos os custos que não têm relação com o fabricar. Ou seja, nesse momento entram custos como a publicidade, logística, vendedores, jurídico e outros. Dessa forma, uma vez que todas essas despesas foram descontadas do lucro bruto, o P&L está finalizado.