Goodwill: o patrimônio de marca como medida de valor de um negócio
Apesar de pouco conhecido pela maioria das pessoas, o goodwill é bastante presente no processo de gestão e avaliação de empresas.
Porém, o goodwill é um termo pouco utilizado no cotidiano de quem não trabalha neste segmento. Não constando, inclusive, nos livros sobre investimentos.
O que é goodwill?
O goodwill é um valor contábil que pode aparecer na venda de uma empresa ou de parte dela. Recebe esse nome, pois representa uma compra por um valor mais alto que aquele que está previsto nos relatórios contábeis da companhia. Pode ser conhecido como ágio.
Devido a existência desse valor, o conceito de goodwill na Contabilidade acaba representando a competência de um empreendimento adquirido de gerar riquezas futuras para seu comprador.
Que tipo de ativo pode ser considerado como goodwill?
Do ponto de vista contábil, há alguns pontos a considerar na hora de mensurar este valor.
É preciso ter em mente que o goodwill, que também é conhecido como ágio por rentabilidade futura ou fundo de comércio, é um ativo intangível.
Isso quer dizer que o valor em questão não aborda apenas o que pode ser captado com a eventual venda de imóveis ou bens físicos da organização.
Nesse caso, entra em jogo também o valor da marca em si e a credibilidade de tal organização no mercado.
Exemplo de goodwill
Analisando um exemplo prático, podemos perceber que a Disney não comprou a Fox por causa dos seus prédios e estúdios.
A aquisição foi motivada pelo valor dos direitos da Fox sobre determinados personagens e histórias.
Este será o maior ganho da Disney com a compra – além de assimilar um concorrente direto.
Por isso, o goodwill é a diferença entre o preço pago e o valor justo do ativo que foi comprado.
Com isso, são consideradas também as propriedades intangíveis que são adquiridas junto com a empresa.
Entram nesta conta ainda a carteira de clientes do empreendimento e o seu capital intelectual.
Como mensurar o goodwill?
Uma peculiaridade da utilização do goodwill na Contabilidade é o fato de ele não ser demonstrado no Balanço Patrimonial da empresa.
Por isso, ele não pode ser depreciado nem amortizado. Isto torna a mensuração do goodwill diferente dos demais ativos.
Apesar disso, por ser um bem intangível, o goodwill tem valor próprio, serventia, características próprias e tempo vida útil — seja este determinado ou indeterminado.
Ainda que o goodwill exista independente da existência de lucro líquido contábil no empreendimento.
Para chegar ao valor exato deste ativo, é preciso fazer uma análise chamada de “impairment of goodwill”. Este é um teste anual de recuperabilidade, que funciona como uma pesquisa descritiva.
Esta análise é obrigatória, do ponto de vista contábil, e mostrará o valor deste bem.
Lembrando que há uma série de indicadores, tanto externos quanto internos, que podem causa uma perda por impairment do goodwill.
Estas variações costumam ocorrer logo após a aquisição do negócio. Por isso, é preciso cuidado por parte da gestão da empresa compradora.
Assim como o goodwill, diversos outros fatores tangíveis e intangíveis podem influenciar na avaliação de um ativo. Para saber mais sobre o tema, acesse gratuitamente o nosso minucurso gratuito sobre Valuation e Precificação de Ativos, e entenda melhor como avaliar o valor de um negócio.