Indicadores de atividade: quais são os mais importantes e como calculá-los?
Os indicadores de atividade são uma parte vital da administração de empresas, auxiliando no controle e otimização dos processos do ciclo operacional empresarial.
Portanto, o ciclo operacional de uma empresa pode ser avaliado através dos indicadores de atividade: quanto mais baixo o indicador, melhor a empresa está se saindo, o mesmo com os indicadores do ciclo de caixa.
O que são indicadores de atividade?
Os indicadores de atividade têm o objetivo de, essencialmente, mensurar as várias etapas do ciclo de uma empresa. Tais processos, medidos pelos indicadores de atividade, vão da gestão de estoques até o prazo dado aos clientes a partir das vendas de mercadorias.
Estes indicadores são essenciais para a gestão de uma empresa. Também têm a função de medir os processos do ciclo empresarial.
Tais indicadores auxiliam no gerenciamento do capital de giro. Porém, em períodos com alta inflação e aumento do custo de captação bancária, eles são mais úteis.
Principais indicadores de atividade
1. Prazo Médio de Estocagem (PME)
Também chamado de Prazo Médio de Rotação de Estoques. Aponta a eficiência de administração dos estoques e a agilidade operacional produtiva.
Corresponde ao período entre o tempo em que o produto permanece armazenado até sua venda.
Quanto maior for o PME, mais prazo para os artigos do estoque permanecerem armazenados, o que significa maior necessidade de recursos financeiros.
A fórmula do PME é:
- PME = CPV/EM;
2. Prazo Médio de Recebimento dos Clientes (PMR)
Metodologia como a do cálculo do PME, visto que as receitas de vendas totais são calculadas ao se considerar o preço unitário das vendas, multiplicado pela quantidade de produtos vendidos.
A fórmula do PMR é:
- PMR = (Duplicatas a Receber/Vendas)*360;
3. Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP)
A PMP é conseguida com média do fornecedor dividida pelo CMV, sendo o resultado multiplicado por 360.
A fórmula do PMP é:
- PMP = (Fornecedores* 360/Compras)*360;
As Compras Anuais Médias, por sua vez, são apuradas da seguinte maneira: Custo das Vendas menos Estoque Inicial, mais Estoque Final.
Somando-se o Prazo Médio de Estocagem ao Prazo Médio de Recebimento dos Clientes, chega-se ao indicador do ciclo operacional, que mostra o tempo da gestão interna da empresa em relação ao processo produtivo e aos prazos dados aos clientes para que as vendas sejam efetuadas.
A partir dos dados do ciclo empresarial, consegue-se então o prazo que a empresa obtém com seus fornecedores para aquisição de matérias-primas.
Quanto maior for o prazo para pagamento aos fornecedores, melhor para o caixa da empresa.
Indicadores de atividade financeira
Existem também os indicadores de atividade financeira da empresa, que medem o ciclo financeiro da mesma.ndicadores de atividade financeira apontam a situação do ciclo financeiro, que é o período desde a efetuação dos pagamentos até o recebimento dos clientes.
Durante tal ciclo, a empresa financia o ciclo operacional. O ideal é que esse período não seja muito grande, visto que tornaria o ciclo operacional muito caro.
Rotação de Ativo
Dentro dos indicadores de atividade financeira, a Rotação de Ativo (RE) indica quantas vezes se conseguiu recuperar o ativo, diante das vendas realizadas no período.
Quanto maior o RE, melhor para a empresa, tendo em vista, no entanto, o ramo da organização considerada.
A fórmula da Rotação de Ativo é:
- RA = Vendas Líquidas/Ativo Médio
Se você quer entender mais como analisar indicadores de atividade de uma empresa, conte com a ajuda da Suno. Disponibilizamos a você, gratuitamente, o curso Valuation e Precificação de Ativos.