Road show: entenda como um IPO é divulgado para seus potenciais investidores
O processo de lançamento, compra e venda de títulos ocorre em diferentes etapas. Uma das primeiras delas é o road show — um evento que, em geral, ocorre em variados lugares para diferentes pessoas.
Normalmente, um road show faz parte de do inicio de Oferta Pública Inicial (IPO) de uma nova empresa no mercado. Nesse caso, o objetivo é de gerar interesse no IPO ou no assunto abordado.
O que é um road show?
Antes de tudo, um road show pode ser definido como uma apresentação de uma companhia e dos seus respectivos produtos.
O road show, no mercado financeiro, é definido por uma série de reuniões em diferentes cidades nas quais os principais executivos de uma empresa têm a oportunidade de conversar com potenciais e atuais investidores.
A maioria dos road shows é executada pela empresa de assessoria que está preparando a oferta. Dessa forma, os ofertantes viajam para se encontrar com investidores institucionais, como fundos mútuos e hedge funds.
Como o próprio nome sugere, tais eventos são todos feitos em sequência, em um curto espaço de tempo que precede o lançamento dos títulos no mercado.
A quem é destinado o road show?
Normalmente, o road show tem o intuito de apresentar a oportunidade de investimento para:
- Analistas de mercado;
- Administradores de fundos de investimento;
- Potenciais investidores.
Logo, o objetivo é fazer eles se interessarem pela emissão de ações ou oferta de títulos que estão disponibilizando para o mercado.
Como funcionam os eventos de um road show?
De forma geral, não existe um modelo definido para este evento. Um road show pode ser realizado de várias formas.
Tais apresentações podem ser presenciais, e atrair centenas de potenciais compradores interessados em aprender mais sobre a oferta. Entretanto, muitas empresas publicam na internet versões dessas apresentações online.
Um road show também pode envolver apresentações multimídia e sessões de perguntas e respostas com vários dos executivos da empresa presentes.
Além dos eventos maiores, as empresas também podem realizar reuniões privadas menores nos meses e semanas anteriores à oferta.
Informações apresentadas em um road show
Um road show pode cobrir uma variedade de tópicos. Entre os assuntos mais comuns, estão:
- A história da empresa e planos futuros de crescimento;
- Informações sobre os ativos atuais da empresa, sejam eles tangíveis ou intangíveis;
- Pitch de vendas sobre a oferta de investimento.
Além de fornecer informações sobre a oferta, o evento também é uma oportunidade para a empresa conversar diretamente com os agentes do mercado.
Logo, o road show pode também funcionar como um ponto de encontro onde os ofertantes pode se comunicar diretamente com interessados no papel. Isso é importante principalmente para tratar de dúvidas e preocupações.
O que acontece após o road show?
Durante o road show, os ofertante também podem utilizar informações coletadas de investidores para concluir o processo de bookbuilding do papel. Esse processo envolve a coleta de preços que os potenciais investidores estão dispostos a pagar pela oferta.
Então, uma vez concluído o road show, o prospecto final é criado e distribuído ao mercado.
Com relação ao preço inicial para a oferta, ele é definido com base nas informações coletadas durante o processo de bookbuilding.
O road show faz parte da etapa inicial de um lançamento de ações ou demais títulos no mercado. Para entender melhor sobre esse processo, baixe gratuitamente o E-book Comece a Investir na Bolsa e aprenda tudo sobre o funcionamento do mercado de ações.