Biografia de Didier Debrosse
Quem é Didier Debrosse
Didier Debrosse é um francês que ocupa a presidência da Heineken no Brasil desde 2013. Sob sua gestão, a marca holandesa se tornou a segunda maior empresa de cervejas no Brasil, atrás apenas da Ambev.
Antes de assumir a empresa em solo brasileiro, Didier Debrosse era presidente da companhia na Europa Ocidental.
Didier Debrosse ingressou na empresa em 1997, na filial francesa, como gerente de vendas e marketing.
A história da Heineken no Brasil data de 2010, quando a empresa de origem holandesa comprou a Femsa, responsável pelas marcas Kaiser, Bavaria, Xingu e Sol.
Trajetória de Didier Debrosse
Didier Debrosse nasceu na França em 1956.
É formado no Programa Avançado de Gestão da Insead em Fontainebleau, na França, e fez o curso de Membro do Conselho na Harvard Business School (Estados Unidos).
Debrosse ingressou na Heineken em 1997, como gerente de vendas e marketing da empresa na França.
Em 2002, ainda na unidade francesa, conquistou o posto de diretor administrativo.
Um ano depois, em 2003, atuou como diretor executivo da Heineken França.
Em 2010, a Heineken desembarcou em solo brasileiro após comprar a Femsa – responsável pelas marcas Kaiser, Bavaria, Xingu e Sol.
Didier Debrosse mudou-se para o Brasil três anos mais tarde para assumir a presidência da empresa por aqui.
Para a Forbes, o executivo explicou o sentimento que tem pelo país em que vive há cinco anos: “Adoro trabalhar com brasileiros, uma grande mistura de profissionalismo, otimismo, abertura, sempre prontos para abraçar um novo desafio. Tudo isso com muita paixão e emoção”.
Em 2017, sob o comando de Didier, a Heineken comprou as operações brasileiras da japonesa Kirin Holdings Company Limited – ex-cervejaria Schincariol.
A aquisição fez com a empresa se tornasse a segunda maior cervejaria no mercado do Brasil, atrás da Ambev, apenas.
A grupo Heineken tem 21% do mercado brasileiro – com isso, é a maior operação individual da Heineken no mundo.
Em relação ao feito, declarou à Forbes: “De uma parte marginal do grupo Heineken, nós já somos o maior mercado em volume e um sucesso fantástico da marca. Agora precisamos digerir nossa aquisição, consolidar a organização e obter as melhores pessoas para administrar esse negócio”.
Além da Heineken, Didier Debrosse é membro do Conselho de Administração da Cervecera CCU Chile Limitada, Embotelladoras Chilenas Unidas SA e Companhia Cervercerías Unidas Argentina SA.
Em 2018, a Forbes nomeou Didier Debrosse um dos 15 melhores CEOs do Brasil.