Biografia de Eloi D’Avila
Quem é Eloi D’Avila
Eloi D’Avila é o fundador da Flytour, empresa líder em emissões de bilhetes aéreos na América Latina e a maior agência de business travel do Brasil.
Eloi D’avila quando criança foi vendedor de jornal e engraxate, e ergueu um império que conta, hoje, com mais de 220 pontos de negócios e 3 mil colaboradores.
Em todas as unidades da Flytour há um sofá na entrada. Embora todo mundo possa usar o móvel, D’Avila colocou o objeto ali por outro motivo.
Em palestra para a 7ª edição do Day1, em 2014, ele disse: “quando chego ao trabalho, olho pra ele e já fico humilde, na hora lembro de onde saí”.
Trajetória de Eloi D’Avila
Eloi D’Avila de Oliveira nasceu em Rio Negro, cidade no interior do Rio Grande do Sul.
Foi criado pela irmã e o marido dela até que, aos 9 anos de idade, fugiu de casa, rumo a São Paulo, de carona.
A fuga de Eloi foi motivada pelos maus-tratos que sofria em sua casa.
Na cidade, foi recolhido pelo Juizado de Menores e mandado novamente para o Sul do país. Depois, fugiu de novo.
Em São Paulo, viveu nas ruas, onde trabalhou, entre outras coisas, como vendedor de jornal, engraxate e em uma loja de malas na rodoviária do Tietê.
Mais velho e com o dinheiro que ganhou, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou como guardador e lavador de carros na porta do hotel de luxo Copacabana Palace.
Foi no local de trabalho que conheceu um guia turístico que lhe ofereceu um emprego de office boy na agência de viagens Stella Barros Turismo. Era o início da trajetória de Eloi no ramo que o consagrou mais tarde.
Eloi dormia no trabalho, num sofá cedido pela proprietária da empresa.
O primeiro salário na agência de viagens serviu para consertar os dentes quebrados, devido ao soco que levou de um familiar.
Cresceu na empresa mas, paralelamente, acumulou serviços em outros locais, a fim de juntar dinheiro.
Em 1974, com o dinheiro que guardou, abriu sua primeira empresa: a EDO representações.
A EDO Representações vendia bilhetes aéreos de uma companhia de voo paraguaia.
A ideia surgiu porque Eloi D’Avila achava que as agências não eram boas vendedoras de seus produtos.
A EDO Representações foi o embrião do que mais tarde seria o Grupo Flytour – que hoje tem mais de 3 mil colaboradores espalhados pelo Brasil e mais de 220 pontos de vendas, contando com franqueados.
O Grupo Flytour é, hoje, o líder em emissões de bilhetes aéreos na América Latina e a maior agência de business travel do Brasil.
Em 2014, na 7ª edição do Day1, Eloi D’Avila afirmou: “Eu tive uma trajetória extremamente difícil, mas eu posso dizer que foi uma grande oportunidade para mim. Eu consegui fazer muita coisa, e das coisas que eu fiz, eu aprendi. Aprendi que para conseguir alguma coisa você tem que guardar sua humildade. A arrogância é a maior ignorância de alguém. E eu sempre guardo isso comigo”.
Nos últimos 14 anos, de acordo com o Mercado & Eventos, o grupo Flytour de Eloi D’Avila cresceu 384%. E, em 2018, o faturamento foi de R$ 6,1 bilhões.