Eurobonds: Veja a importância desses títulos para o mercado financeiro
Você já ouviu falar em eurobonds?
Muitos imaginam que eurobonds são títulos de dívida emitidos na União Europeia. Mas, na realidade, este não é o verdadeiro conceito desta aplicação.
Eurobonds são títulos de dívida emitidos em uma moeda diferente da moeda do emissor da dívida. Por exemplo, imagine que a Petrobras, uma empresa brasileira, emita no Brasil títulos de dívida em dólares, esses títulos seriam um exemplo de Eurobonds.
Existem diversos tipos de eurobonds, e eles têm nomes de acordo com a moeda na qual são emitidos. Tais como:
- Eurodollars – Emitidos na moeda norte-americana, o dólar
- Samurai Bonds – Emitidos na moeda japonesa, o yen
- Bulldog bonds – Emitidos na moeda inglesa, a libra esterlina
O que são bonds e por que as empresas emitem eurobonds?
Antes de detalhar o porque de as empresas emitirem esses títulos, é importante que você saiba o que são bonds.
Bonds nada mais são do que títulos de dívida. Eles são emitidos por empresas para financiar as suas atividades, projetos e investimentos.
Trazendo este conceito para uma perspectiva brasileira, os bonds são semelhantes às debêntures.
Por que emitir eurobonds?
Os eurobonds, como você viu, são bonds emitidos em moedas estrangeiras. Mas por que as empresas realizam este tipo de emissão?
Existem alguns motivos por trás desta decisão. Entre eles, o principal é a vantagem de atrelar a dívida da empresa a uma moeda estrangeira.
Suponha, por exemplo, o caso de uma companhia exportadora brasileira. Essas exportadoras possuem as suas receitas em dólar.
Por isso, é importante que ela condicione seus custos a esta mesma moeda, entre eles o custo da dívida. Afinal, imagine uma situação em que o dólar perca valor em relação ao real: a receita da empresa, com isso, iria cair.
Caso os custos da empresa também caíam a companhia não irá prejudicar a sua lucratividade. Ao atrelar a sua dívida ao dólar, a empresa garante que, se a sua receita cair, os seus custos também cairão.
Dessa forma, esses títulos são um opção muito interessante para empresas que vendem para o exterior. Ou seja, as exportadoras.
Um outro motivo para emitir esses títulos é que muitos investidores preferem ter seus investimentos em moeda forte.
Moedas de mercados emergentes, como o real brasileiro, são bastante voláteis. Assim, o investidor estrangeiro pode se sentir mais seguro investindo em dólares. Com isso, a demanda pelo título se torna maior, e o custo da dívida se reduz, o que é extremamente interessante para a empresa.
Uma outra vantagem na emissão desses títulos é a menor burocracia exigida. As empresas podem emitir títulos em seus próprios países denominados em moeda do exterior. Dessa forma, não precisam fornecer todos os documentos de regulação exigidos por países estrangeiros.
A Petrobras, por exemplo, pode emitir um título no Brasil denominado em dólares sem ter de consultar agências reguladoras dos Estados Unidos. Isto torna a captação muito mais ágil para as empresas.
Por outro lado, para os investidores, isto significa que eles precisarão de uma maior diligência ao selecionar os seus investimentos.
Vantagens para o investidor
Já entre as vantagens dos eurobonds para os investidores estão alguns fatores como: menor valor mínimo exigido para compra; maior liquidez dos ativos em face deste menor valor mínimo; e, por fim, um aumento da possibilidade de diversificação do investimentos em moedas estrangeiras.