Biografia de Ricardo Sayon
Quem é Ricardo Sayon
Ricardo Sayon é um médico, palestrante e empresário brasileiro. Seu nome é conhecido pela fundação da maior rede de brinquedos do Brasil, a Ri Happy, que possui cerca de 200 lojas espalhadas pelo território nacional.
Por alguns anos Ricardo Sayon foi o nome mais forte entre as empresas ligados ao público infantil do país, sendo um dos gerente de destaque, principalmente, no sentido de construir a escalabilidade da empresa.
Ricardo Sayon tem formação em medicina, área na qual atuou por alguns anos, antes de entrar para o mundo dos negócios.
Sua atuação como empresário começou quando ele vendeu um imóvel próprio com o objetivo de que a mulher, Juanita Sayon, abrisse um negócio próprio.
Em 1988, juntamente com sua esposa e o amigo e sócio Roberto Saba, foi fundada a Ri Happy.
O nome da empresa é uma brincadeira da esposa de Sayon com o nome dele. Sendo Ri a primeira sílaba de Ricardo e Happy o significado de feliz, em inglês.
No início, a loja trouxe resultados negativos e, após abrirem a quarta unidade, decidiram encerrar os trabalhos.
Ao tentar devolver os produtos na fabricante de brinquedos Estrela, o então diretor, Hans Becker, não aceitou a devolução.
Motivado após a reunião com Becker, Sayon decidiu que o destino da empresa não estava fadado ao fechamento.
A mudança da vertente da loja se deu ali. Passando de simples lojas de autosserviço para investir no atendimento e prestação de serviços.
Ricardo esteve à frente do grupo até 2014.
Ricardo Sayon e a Ri Happy
A loja fundada no final dos anos 80 passou por dificuldades em seu começo.
No entanto, uma reviravolta no pensamento de atendimento fez com que o mercado de brinquedos no Brasil fosse revolucionado.
As lojas passaram a investir não somente na qualidade dos produtos, mas também no atendimento e na prestação de serviços; e tornaram-se referência na área infantil ao oferecer brinquedos específicos para a idade das crianças.
No início dos anos 90, a empresa passou por uma transformação em sua estrutura. Suas lojas foram transformadas em ambientes lúdicos e interativos, e as paredes foram pintadas de vermelho e amarelo (as primeiras cores que as crianças reconhecem).
Essas mudanças trouxeram resultados e, desde então, a empresa expandiu seu crescimento para o interior do estado de São Paulo e outras regiões.
Sob a liderança de Ricardo, a Ri Happy foi pioneira nas vendas de brinquedos pela internet, colocando seu site no ar em 1997. Logo depois, lançou a primeira revista própria do segmento, a “Revista do Solzinho”.
A empresa sofreu duros golpes com a concorrência de camelôs e com o aumento do contrabando.
O contato direto com o público através do site e da revista fez com que a empresa driblasse a crise e registrasse certo crescimento.
Em 2006, a empresa resolveu criar a TV Ri Happy, que foi ao ar no dia 4 de dezembro.
Já em 2009, a TV estreou uma programação assinada pelo canal infantil Cartoon Network, com 40 horas semanais de conteúdo exclusivo.
O nome da empresa é uma brincadeira da esposa de Sayon com o nome dele.
Em março de 2012, a varejista de brinquedos foi vendida ao grupo de investimento Carlyle, num negócio que movimentou cerca de 600 milhões de reais.
Sayon se desligou da empresa em 2014 mas, nesse meio tempo, exerceu o papel de conselheiro.
Desde então Ricardo Sayon atua como investidor e palestrante, compartilhando sua experiência profissional com empreendedores de todo o país.
Ricardo Sayon e a medicina
Sayon é formado em medicina. Graduação que ele conseguiu na USP de Ribeirão Preto.
Em 1978, Ricardo se tornou pediatra. No período ele trabalhava no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, na cidade de São Paulo.
Foi nesta época que ele realizou pesquisas, clinicou e deu aulas. Ricardo também já foi funcionário da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e do Hospital Sabará, referência em pediatria na capital do estado.
Ricardo Sayon trabalhou por mais de uma década na área de saúde e, no fim da década de 80, ele escolheu fazer investimento na iniciativa privada.