Biografia de Eugene Fama
Quem é Eugene Fama
Economista dos Estados Unidos, Eugene Fama é um economista, vencedor do Nobel de Economia de 2013 pela sua contribuição para o campo teórico, com a hipótese de mercado eficiente.
Dentro dessa teoria estudada por Eugene Fama, um agente não consegue alcançar consistentemente retornos superiores à média do mercado (com um determinado nível de risco), considerando as informações publicamente disponíveis no momento em que o investimento é feito.
Atualmente, Fama é professor do departamento de economia e negócio da Universidade de Chicago.
Dividiu o prêmio Nobel com os economistas Robert Shiller e Lars Peter Hansen.
Com base em seu trabalho acadêmico, foi eleito o sétimo economista mais influente de todos os tempos pelo projeto Research Papers in Economics.
Trajetória de Eugene Fama
Eugene Francis Fama nasceu em fevereiro de 1939, em Boston, nos Estados Unidos.
Recebeu diploma de línguas românicas pela Universidade Tufts.
Os diplomas de MBA e PhD em economia foram conquistados na Universidade de Chicago.
Desde que se formou, o economista leciona na Universidade de Chicago – instituição em que trabalha até hoje.
Eugene Fama e a hipótese do mercado eficiente
Eugene é tido como o pai da hipótese do mercado eficiente. A incursão no tema começou com sua tese de PhD, publicada em 1965, intitulada The Behavior of Stock Market Prices.
Foi um dos primeiros profissionais a estudar como as cotações das ações respondem a um evento.
De acordo com a teoria de Eugene Fama, é muito difícil prever os movimentos dos preços dos ativos no curto prazo, porque os mercados incorporam rapidamente qualquer informação relevante sobre os preços.
A hipótese levantada por ele, construída basicamente em cima de dados, levou a uma série de estudos na área de economia.
Entre as obras que assina estão a coautoria do livro The Theory of Finance, de 1972, e Foundations of Finance: Portfolio Decisions and Securities Prices, de 1976.
Em 2013, Eugene Fama recebeu um prêmio Nobel de Economia de 2013.