Biografia de Elon Musk
Quem é Elon Musk?
Elon Musk é um empreendedor sul-africano (com cidadanias canadense e norte-americana) mundialmente conhecido por fundar e liderar empresas como SpaceX, Tesla, Hyperloop, Neuralink, Startlink, The Boring Company, SolarCity e, anteriormente, o Paypal. É hoje uma das pessoas mais ricas do mundo.
Musk é reconehcido dos maiores inventores e empreendedores do século XXI, com atuação em diversas áreas, como produção de energia limpa, internet, desenvolvimento de projetos aeroespaciais, inovações automobilísticas, pesquisas na área de inteligência artificial e neurotecnologia.
A formação de Elon Musk é voltada para a área de tecnologia e financeira: ele formou-se em física, possuindo também graduação em economia. A diversificação de áreas de atuação em que Elon Musk participa, desde o início dos anos 2000, contribuíram diretamente com seu sucesso no mundo dos negócios.
Além de ser tratado com status de celebridade, o empreendedor está na lista das pessoas mais ricas do mundo em segundo lugar, perdendo apenas para Bernard Arnault. A fortuna de Elon Musk é estimada em US$ 180 bilhões de dólares, segundo o ranking da Forbes de 2023.
Uma das maiores preocupações do empresário é o futuro da humanidade. Dessa forma, parte de seus investimentos são voltados para pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia limpas.
Além disso, ele é um entusiasta da possibilidade de colonizar outros planetas, especialmente Marte, como uma forma de preservação da espécie.
Apesar de seus empreendimentos de sucesso, suas ideias e práticas de Elon causam opiniões distintas: alguns o consideram um dos maiores gênios da história, enquanto outros alegam que o empreendedor usa seu dinheiro em ideias sem futuro.
De qualquer forma, vida de Elon Musk mostra que ele é uma das maiores mentes empreendedoras do século XXI.
História de Elon Musk
Elon Reeve Musk nasceu em 1971, na cidade de Pretória, na Africa do Sul. Desde criança, o empreendedor sempre teve o desejo de inventar coisas. Além de ser um apaixonado por obras de ficção científica.
Aleém de ter sua juventude marcada por sua paixão pela ficção científica, sua capacidade de criar sempre foi destaque: Aos 12 anos de idade programou e vendeu um jogo de computador por 500 dólares.
Antes de completar 18 anos, Musk se mudou ao Canadá. Em seu novo país, ele ingressou e completou o curso de física pela Queen’s University em Kingston.
Seis anos depois, em 1984, o jovem se mudou aos Estados Unidos. Sua ideia inicial era se especializar na área — porém, suas ideias e desejos como empreendedor foram o caminho que seguiu.
Seu primeiro grande negócio foi o Zip 2, uma plataforma online de jornais que foi vendida por 300 milhões de dólares em 1999.
Com o valor do negócio, Elon criou a X.com, empresa que viria se tornar futuramente o PayPal, site de pagamento que o eBay comprou em 2003. Além desses, houve diversos empreedimentos de Elon Musk que foram bem sucedidos.
Desde então, Musk se caracteriza por ser um trabalhador implacável e que atua em diversas áreas, sendo que a maior parte de suas atividades tecnológicas com características de inovação.
O pai de Elon Musk
O pai de Elon Musk, Errol Musk já havia se tornado milionário antes mesmo de completar seus 30 anos, graças aos seus negócios envolvendo engenharia — que incluem a construção de prédios de escritório e até uma base da força aérea local.
A relação pai e filho aparenta ser conturbada, uma vez que Errol afirmou, ainda em agosto de 2022, não sentir orgulho do filho bilionário. Em entrevista para o programa “Kyle and Jackie Show”, Errol afirmou que preferiria que o filho mais velho seguisse os passos das áreas da família.
Por sua vez, Elon também já se expressou negativamente com relação ao pai. Sua mãe e primeira esposa de Errol, afirmou que o mesmo era “abusivo emocional e financeiramente” e que recém divorciados ela e o filho Elon não viveram em situações de bonança financeira.
As empresas de Elon Musk
Elon Musk criou e atuou em diversas empresas ao longo de sua trajetória empreendedora. As empresas de Elon Musk são:
Zip2
A Zip2 foi uma empresa de produção de conteúdo para jornais que Elon Musk criou junto com seu irmão, Kimbal. Ela integrava companhias de anúncio com leitores de veículos e permitia uma presença digital para veículos de imprensa locais.
Posteriormente à sua criação, Musk e seu colega venderam a empresa à Compaq por um valor milionário em 1999.
PayPal e X.com
A venda da Zip2 deu a Elon a liberdade de investir onde quisesse. Foi assim que ele entrou no projeto da X.com, que se tornou posteriormente a PayPal.
O empreendimento foi um dos primeiros a adotar o conceito de banco digital em suas funcionalidades. Sendo assim, através do uso de aplicativos ou plataformas virtuais, o usuário teria mais comodidade em suas operações bancárias.
O empresário era dono de quase 12% do negócio quando, em 2003, foi vendido por 1,5 bilhões de dólares ao eBay. Isso permitiu que Elon Musk continuasse empreendendo.
SpaceX
Parte do dinheiro que Musk ganhou com a venda do PayPal foi destinado à SpaceX, empresa que o empreendedor havia fundado em 2002. A SpaceX é uma empresa voltada ao desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e na iniciativa do empreendedor de incentivar à exploração espacial.
A SpaceX tornou-se a primeira empresa de financiamento privado a colocar um satélite na órbita terrestre, além de ser o primeiro grupo privado a mandar uma nave para embarcar na Estação Espacial Internacional – EEI.
Em meados de julho de 2023, a SpaceX fez uma oferta secundária de ações ao mercado e alcançou um valor de mercado de US$ 150 bilhões, se tornando a firma aeroespacial mais valiosa do mundo.
Já no dia 18 de novembro de 2023, a SpaceX fez o lançamento do seu foguete mais poderoso. O modelo alvo do lançamento, será utilizado em missões para a Lua e Marte.
Porém, neste lançamento um dos propulsores acabou explodindo. Vale destacar que esse não foi o primeiro teste do modelo. Em abril de 2023, houve um teste, mas devido a falhas nos propulsores, a SpaceX teve que abortar a missão, explodindo a própria nave.
Em comunicado, através do X (antigo Twitter), Elon Musk comemorou o teste da SpaceX, twittando, “Parabéns, equipe SpaceX!”.
Starlink
A Starlink é um empreendimento ligado à SpaceX. O projeto consiste em implementar um sistema com satélites que permita o acesso à internet de alta qualidade ao redor do globo.
Ela também dialoga com a campanha de Musk por exploração espacial, e mais recentemente a empresa forneceu acesso à internet para ucranianos vítimas da Guerra da Ucrânia.
Sobre a Guerra da Ucrânia, a Starlink cumpre papel fundamental, apoiando os ucranianos a se defenderem da Rússia. Por meio da empresa de Elon Musk, os ucranianos têm acesso à internet e conseguem se comunicar, mas essa parceria já vem sofrendo alguns abalos.
Desde 2022, Musk vem tendo alguns atritos com os militares norte-americanos, procurando ajuda para custear os serviços aos ucranianos.
Como a guerra está se alongando, o peso dos satélites está caindo sobre os ombros da Starlink. Em outubro de 2022, alguns satélites que faziam a cobertura do país atacado chegaram a ficar offline.
Em 2023, o Pentágono assinou um contrato para que a Starlink forneça os serviços de comunicação à Ucrânia, encerrando o impasse.
Amazônia
Outra parceria que a Starlink fez foi com o Brasil. Em meados de 2022, Musk fez uma visita ao Brasil e prometeu levar a internet através da Starlink para todas as regiões da Amazônia Legal.
Depois de um processo licitatório em 2022, a Starlink passou a fornecer internet a colégios da região.
Em outubro de 2023, saiu uma reportagem da BBC, falando sobre a expansão da Starlink na Amazônia, mostrando que a firma de Elon Musk já atende 90% das cidades da região.
Internet no celular
Em outubro de 2023, a Starlink divulgou que vai começar a atender a demanda de internet nos celulares.
Através do projeto “Starlink Direct to Cell”, a empresa de Elon Musk pretende fornecer internet para os celulares em parceria com as companhias telefônicas.
Sendo que uma das primeiras firmas a formalizar parceria com a Starlink foi a T-Mobile, nos Estados Unidos.
Starlink saindo da SpaceX
Em novembro de 2023, saíram notícias falando a respeito de um provável “spin-off” da Starlink.
Atualmente, a Starlink é ligada à SpaceX, mas, com a demanda crescente por internet, haveria um consenso de separar as firmas.
Um IPO (Oferta Pública Inicial) da Starlink estaria sendo discutido para final de 2024. Mas, tais informações foram negadas por Musk.
Tesla
Talvez o empreendimento de Elon Musk que mais atrai a atenção do público. Antiga Tesla Motors, a Tesla Inc. esse empreendimento automobilístico cria veículos que utilizam apenas energia limpa para seu funcionamento.
Em 2018, a Tesla lançou o primeiro carro com valor considerado acessível movido a energia elétrica. o Model 3.
Além disso, a Tesla está tornando-se, pouco a pouco, uma empresa de tecnologia, expandindo suas operações através de subsidiárias.
Todo esse crescimento em operações não passou despercebido: a Tesla teve uma das maiores valorizações na bolsa de valores americana dos últimos anos.
Expandido a lista de modelos
Com a busca por novos modelos de veículos, a Tesla está começando a fabricar o Cybertruck. A picape elétrica está sendo fabricada em Austin no Texas. Até o momento, a Tesla pretende entregar 10 mil Cybertrucks até dezembro de 2023.
SolarCity
A Solar City é a subsidiária de energia limpa dentro da Tesla Inc. A empresa fabrica e instala painéis solares e já se destaca como a principal empresa do setor no mercado americano. Com grande foco em otimização de baterias e captadores solares, também é uma das fornecedoras da Tesla.
Outros produtos e serviços da companhia dialogam com a criação de novos postos de combustível verde e a geração de equipamento para geração e armazenagem de energia.
Compra da Solarcity na mira da justiça
No início de 2022, investidores entraram na justiça pedindo que Musk devolva US$ 13 bilhões, para Tesla, devido a aquisição da companhia SolarCity.
Na época da aquisição, em 2016, Musk defendeu unificar as duas companhias que tinham como foco, a energia limpa.
Porém, os investidores acreditam que Musk tomou tal iniciativa, observando que a SolarCity estava ficando insolvente. Assim, a aquisição pela Tesla poderia salvar o negócio.
Ainda segundo a defesa de Musk, a SolarCity estava longe de se tornar insolvente. Já os advogados dos investidores pedem que Musk devolva o equivalente a US$ 13 bilhões em ações para a Tesla (as ações foram recebidas por Musk na aquisição da SolarCity).
Gigafactory
A Gigafactory é outra subsidiária dentro da Tesla, encarregada pela confecção e fornecimento de baterias elétricas para os carros da empresa.
Em fevereiro de 2023, Musk anunciou o lançamento de uma nova Gigafactory no México, no estado de Nuevo Léon.
Esta será a sexta Gigafactory de Musk. As outras cinco estão localizadas em Nevada, Texas, Nova York (Estados Unidos); Xangai (China); e Berlin (Alemanha).
OpenAI
A OpenAI é uma empresa que trabalha com pesquisas de inteligência artificial na qual Elon Musk atua. Fundada como uma organização sem fins lucrativos para a promoção e o desenvolvimento de tecnologias, é uma das parceiras no desenvolvimento de softwares como Dall-e, gerador de imagens automáticas a partir de descrições verbais.
Demissões e retorno do CEO
Após a demissão do CEO, Sam Altman, a OpenAI o recontratou, visto a crise que foi provocada dentro da empresa.
Com a saída do CEO em 17 de novembro de 2023 devido à falta de transparência em suas comunicações (segundo o conselho administrativo), vários colaboradores da companhia se movimentaram e ameaçaram fazer uma demissão em massa.
Com isso, os investidores alertaram a companhia que tal crise poderia desvalorizar a OpenIA.
Desse modo, a cúpula da empresa voltou atrás de sua decisão e resolveu recontratar o CEO, Sam Altman.
Nas negociações por seu retorno, a empresa prometeu reformular o conselho administrativo, responsável por sua demissão.
Neuralink
A Neuralink é uma empresa na qual Elon Musk atua e que desenvolve pesquisas no campo da neurotecnologia.
A companhia tem explorado como aumentar a interface homem-máquina, em campos que vão desde a capacidade de integrar pessoas lesionadas à próteses cada vez mais avançadas até conectar o cérebro a aparelhos eletrônicos.
Neuralink começará testar chips em humanos
Em junho de 2023, a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) liberou a Neuralink a fazer testes em humanos.
Com isso, a empresa em setembro de 2023, começou a aceitar inscrições de voluntários para participarem dos testes.
Neste primeiro momento, a meta da Neuralink, é permitir que o usuário possa controlar um teclado, apenas com os sinais cerebrais. Os pacientes alvo desse cadastro, são aqueles que sofrem de alguma paralisia grave.
Para conseguir captar os sinais cerebrais, a empresa implantará o chip em uma região do cérebro responsável pela “intenção de movimento”. Finos ultrafinos farão a ligação da região ao chip, sendo que a cirurgia será conduzida por um robô R1.
The Boring Company
A The Boring Company é uma empresa voltada para a área de infraestrutura, tendo como principal atividade a construção de túneis para a implementação de meios de transportes mais rápidos e eficientes.
A companhia esteve a frente da iniciativa do Hyperloop, porém o projeto saiu do site oficial em 2021 depois que Musk afirmou que havia recebido “autorização verbal” para criar um trem à vácuo entre Washington D.C. e Nova York.
Avaliação bilionária
Em abril de 2022, The Boring Company recebeu um aporte de um grande investidor, a empresa Sequoia, localizada no Vale do Silício.
O investidor já fez aporte em outros negócios de Elon Musk, sendo que na The Boring Company, o aporte foi de US$ 675 milhões. Assim, o valor da empresa passou a ser de US$ 5,7 bilhões.
Até o momento, The Boring Company opera túneis em Las Vegas. Além de Vegas, a empresa está desenvolvendo um projeto na Flórida. Outras regiões que estão em negociação são San Antonio, Chicago e Washington.
X (Twitter)
Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo e no dia 25/04/2022, Elon Musk comprou o twitter (TWTR34) por US$ 44 bilhões. A companhia esteve em meio a disputas judiciais e especulação desde o final de 2021.
Como uma das primeiras medidas, Musk demitiu boa parte da cúpula original de alta liderança da empresa e promoveu grandes demissões no pessoal ao redor do mundo. O investidor também é conhecido pelas suas posturas a favor da liberdade de expressão irrestrita, ao que a compra do Twitter estaria associada.
Mudança de nome
Depois de fazer uma verdadeira revolução na empresa, a CEO da empresa, Linda Yaccarino, junto de Musk, mudaram o nome do Twitter para “X”.
A mudança ocorreu em meados de agosto de 2023. Além disso, a plataforma vem passando por constantes mudanças, desde a aquisição de Musk em definitivo, em outubro de 2022.
Cobrança de taxa mensal
Dentre as últimas mudanças, está a cobrança de uma mensalidade para os novos usuários. O programa intitulado de “Não [Sou] Um Robô”, quer impedir a utilização da rede por robôs. Dessa maneira, a cobrança de uma mensalidade pode desencorajar tal prática. O valor da taxa gira em torno de US$ 1,00 e começará a ser cobrado nas Filipinas e Nova Zelândia.
Plano de assinatura básico
Ainda em outubro de 2023, Musk lançou alguns planos de serviços Premium para o X. Um desses planos é o Básico que poderá ser adquirido por R$ 15,00 ao mês.
Destacando que na versão básica, você não terá direito ao selo azul e vários recursos estarão limitados.
Arrobas por R$ 250 mil
Outro plano para monetizar o X, é cobrar pelas “arrobas” que não estão sendo utilizadas na plataforma. Como uma espécie de “leilão”, quem quiser adquirir uma “arroba” inutilizada, poderá o fazer, pagando uma taxa de US$ 50 mil, ou R$ 250 mil.
Polêmicas
Uma das últimas polêmicas, onde Musk esteve envolvido, foi relacionada aos anunciantes da plataforma X (Twitter).
Em um evento em Nova York (DealBook Summit do New York Times), no final de novembro de 2023, Musk respondeu a uma pergunta relacionada ao boicote de alguns anunciantes importantes da plataforma.
A resposta foi simples, mas contundente; Musk disse: “Se alguém vai me chantagear com publicidade ou dinheiro, vão se *!.”
Ao que tudo indica, a frase acabou tendo como um dos alvos, o executivo da Disney, Bob Iger, que estava participando do evento também.
Suspensão da rede social X no Brasil
Em 2024, Elon Musk e sua plataforma X (antigo Twitter) enfrentaram uma crise significativa no Brasil. A situação começou em outubro de 2022, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Musk a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas.
O caso passou a se deteriorar em abril deste ano, quando Moraes ordenou a suspensão de várias contas na plataforma. Essas contas, perfis de investigados em inquéritos no STF, foram acusadas de disseminar desinformação, muitas delas associadas a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em agosto, Elon Musk decidiu fechar o escritório do X no Brasil.
Musk, em resposta, criticou duramente as ordens do tribunal, argumentando que elas violam a liberdade de expressão. A situação escalou quando X se recusou a cumprir as exigências do tribunal, o que levou Moraes a ordenar a suspensão completa da plataforma no Brasil. A ordem inclui instruções para que empresas como Apple e Google removam o aplicativo X de suas lojas virtuais e bloqueiem o uso do aplicativo em dispositivos iOS e Android.
Além disso, a empresa de internet via satélite de Musk, a Starlink, também foi envolvida na disputa. O tribunal congelou as contas bancárias da Starlink no Brasil, alegando que a empresa deveria ser responsabilizada pelas multas impostas ao X. Em resposta, Musk chamou as ações do tribunal de “ilegais” e “inconstitucionais.”
O impacto dessa suspensão é significativo, já que cerca de 40 milhões de brasileiros usam o X mensalmente.
xAI
Apesar de ser um dos fundadores da OpenAI e de ter assinado um documento, pedindo a pausa no treinamento da IA, Elon Musk resolveu entrar de cabeça no mundo da inteligência artificial criando a xAI.
A empresa foi formalizada em março de 2023 e tem como objetivo “compreender a verdadeira natureza do universo”.
Para formar a xAI, Musk trouxe diversos nomes importantes da área de IA que atuavam em outras grandes companhias, como o Google e a Microsoft.
De acordo com o registro da firma, a empresa terá sede em São Francisco, na Califórnia. Em seu anúncio, Musk também deixou claro que a xAI trabalhará próxima da Tesla e da X (Twitter).
Primeiro projeto
Em seu primeiro projeto, a xAI liberou na primeira semana de novembro de 2023, o seu primeiro modelo de Inteligência Artificial.
Segundo o anúncio, este modelo, no primeiro momento, será liberado para um selete grupo de pessoas.
Vida Pessoal de Elon Musk
Por conta de seu sucesso, muitos aspectos da vida pessoal de Elon Musk são públicos e geram interesse por parte de seus admiradores.
Personalidade de Elon Musk
Elon Musk é considerado uma celebridade, tendo aparecido e sendo citado em diversos documentários e séries da TV estadunidense, além de programas na internet.
No entanto, as opiniões sobre ele variam, com alguns considerando a personalidade de Elon Musk muito exagerada e superestimada, enquanto outros o consideram um gênio.
O que acontece, especialmente, por ser um dos empreendedores que mais busca investir em inovações tecnológicas.
De qualquer forma, Musk é considerado uma pessoa extremamente esforçada e trabalhadora, além de ser defensor da causa sócio-ambientais.
Não à toa, as empresas de Elos Musk possuem filosofias fundadas em bases que buscam um novo conceito de preservação do planeta. Mesmo que, por vezes, esbarre em uma capacidade produtiva menor do que o desejado.
Filantropia
Em seu X (Twitter), Elon Musk já questionou-se como doar parte de sua fortuna de forma mais efetiva, finciando causas que fazem bem para a humanidade e que não suguem recursos sem resultados claros.
Em 2012, o empreendedor assinou o The Giving Pledge, comprometendo-se a doar metade de sua fortuna até o final de sua vida.
Além dessas atitudes, ele fundou a Musk Fundation, que atua em projetos relacionados com energias renováveis, pesquisas pediátricas, educação voltada para a ciência e engenharia, e desenvolvimento de inteligência artificial que beneficie a humanidade.
Relacionamentos e família de Elon Musk
A primeira esposa de Elon Musk foi Justine Wilson, com quem se casou em 2000. O casamento terminou em 2008 e, juntos, tiveram seis filhos. Um faleceu com dez semanas e os outros cinco têm guarda compartilhada entre os pais.
Em 2010, Musk casou-se com Talulah Riley, casamento esse que terminou em 2012. Em 2013, eles voltaram a se casar, terminando novamente em 2016.
Após o acontecimento, o empreendedor passou a se relacionar com Amber Heard, atriz americana, durante o ano de 2017.
Por fim, em 2018, Musk e a cantora canadense Grimes revelaram que estavam em um relacionamento. Em 2020, os dois tiveram um filho, que nomearam X Æ A-12.
Em 2021, Musk anunciou que seria pai de gêmeos. A mãe das crianças é Shivon Zilis, diretora de projetos da Neuralink. Ambos foram muito discretos ao falar das crianças e não divulgaram o nome até o presente momento.
Em setembro de 2023, Musk revelou que teve um terceiro filho com a ex-namorada Grimes. O filho se chama Tau Techno Mechanicus.
Religião de Elon Musk
Elon Musk nasceu na África do Sul, já falou publicamente que foi batizado quando criança, mas que na vida adulta se tornou alguém distante da religião.
O empresário já comentou que respeita e concorda com os princpos que Jesus defendeu, citando o perdão como um dos exemplos.
Elon Musk com autismo
Em uma edição do Saturday Night, um programa televisivo americano, Elon Musk já afirmou ter sido diagnósticado com autismo.
Elon Musk e posicionamentos
Uma das últimas opiniões e posicionamentos controversos de Elon Musk está relacionado ao trabalho remoto, bastante adotado pela maioria das empresas mesmo após a pandemia.
Na terça-feira, 31 de maio, Elon Musk enviou um e-mail para todos os colaboradores da Tesla exigindo a volta da jornada de trabalho presencial.
Nas primárias republicanas para a disputa à presidência nas eleições de 2024, Musk anunciou apoio ao candidato Ron DeSantis, atual governador da Flórida.
Elon Musk e golpe na Bolívia
Em 2020, Elon Musk não negou acusações de que supostamente os Estados Unidos apoiou um golpe na Bolívia com o objetivo de garantir as reservas de lítio existentes no país. Ele respondeu um seguidor comentando a seguinte frase no X (Twitter): “Vamos dar um golpe em quem quisermos! Lide com isso”.
Inteligência artificial
Em um evento da Tesla, Elon Musk apresentou um robô desenvolvido pela empresa, ele é um ciborgue que possui sensores próprios e inteligência artificial (IA).
Seu nome se chama Optimus e ele utiliza a mesma tecnologia dos carros autônomos da empresa. Segundo a companhia, ele realizará tarefas sozinho.
Em março de 2023, Elon Musk e diversos especialistas, preocupados com os avanços da IA no mundo, pediram que fossem interrompidos os treinamentos da IA, por pelo menos 6 meses.
Elon Musk e a pandemia
Elon Musk mostrou ceticismo e desprezo no início da pandemia pela covid-19 e chegou a desafiar o governo da Califórnia, reabrindo a fábrica da Tesla ainda quando o estado estava sob quarentena.
Biografia de Musk
Em setembro de 2023, foi lançada a biografia de Elon Musk. A biografia foi escrita por Walter Isaacson, responsável por outras importantes biografias, como a de Steve Jobs e Leonardo Da Vinci.
Tendo mais de 500 páginas a obra foi construída ao longo de dois anos, onde o autor teve contato direto com o empresário, familiares e amigos.
Nas páginas do livro há extenso conteúdo sobre a vida profissional de Musk, como também da vida pessoal. Além de muitos assuntos pouco conhecidos ou explorados pela mídia.