Microcrédito como opção para alavancar um negócio
Antes de conseguir a independência financeira, na esfera do empreendedorismo, muitas empresas brasileiras precisam recorrer ao microcrédito.
Seja em um momento de urgência ou algo planejado, a solicitação de microcrédito é algo comum nas empresas brasileiras. Principalmente nas PMEs.
O microcrédito é uma forma de empréstimo financeiro focada nos pequenos e médios empreendimentos e pessoas físicas, que costumam ter maior dificuldade na hora de obter uma grande margem de crédito, em especial no início das suas atividades.
Esse dinheiro, geralmente, é solicitado para que o negócio possa ampliar suas atividades, adquirir novos equipamentos ou mesmo ampliar o capital de giro do empreendimento.
Este recurso extra possibilita a realização dos objetivos imediatos da empresa.
Ao mesmo tempo, ele tem condições de pagamento diferentes daquelas presentes nos empréstimos concedidos aos grandes negócios.
O Banco Nacional do Desenvolvimento, mais conhecido pela sua sigla BNDES, deve boa parte da sua fama à concessão de microcrédito para empreendedores.
Juros do microcrédito
Além de ser um tipo de empréstimo mais fácil de obter, o microcrédito obtém diversos adeptos por ter uma das menores taxas de juros do mercado.
Regulados por lei, estes juros não podem ultrapassar 4% ao mês.
Ainda há a possibilidade de encontrar opções com percentuais ainda mais baixos no mercado, em instituições financeiras que queiram melhorar a sua competitividade ou em bancos de fomento.
Com isso, é normal encontrar ofertas de empréstimos com juros de 3% ao mês, por exemplo.
Bancos tradicionais costumam ofertar crédito pessoal para os seus clientes e nessas transações, os juros são bem maiores.
O Bradesco, por exemplo, tem uma taxa de juros do empréstimo pessoal de 8,85% ao mês, enquanto o Itaú oferece 8,07 % para a mesma operação.
Mesmo que esta opção de empréstimo seja mais simples, podendo até ser requisitada pelos aplicativos dos bancos, financeiramente não é alto tão vantajoso quando o microcrédito.
Obtendo microcrédito
Quem acha essa modalidade de crédito e pretende usufruir dos seus benefícios precisará:
- Ter mais de 18 anos;
- Apresentar os comprovantes de abertura e situação da sua empresa (para pessoas jurídicas e MEIs);
- Não estar com o nome sujo (constando no Serasa e no SCPC, para pessoas físicas e MEIs);
- Há casos em que é preciso explicar para quê você quer o dinheiro;
- Deverá também passar por uma análise financeira, para que o banco verifique se você realmente terá condições de quitar a dívida.
Se você for aprovado em todos estes requisitos, poderá conseguir o dinheiro almejado. No entanto, o limite de crédito varia de banco para banco.
Na Caixa Econômica, por exemplo, valor para obtenção de microcrédito varia de R$ 300,00 a R$ 15 mil, que podem ser parcelados 12 meses no primeiro empréstimo feito com o banco.
Então é importante para o empreendedor saber qual é o limite ofertado pelo banco que escolher.
Vale lembrar que o microcrédito, assim como qualquer outra opção de empréstimo, deve ser muito bem analisado antes de ser solicitado.
Tenha um bom planejamento, que possibilite que o retorno que você espera realmente seja alcançado, de modo que ao quitar a dívida e seus juros ainda haja rendimento suficiente para ser um negócio vantajoso.
Neste caso, o microcrédito pode ser uma boa opção para impulsionar seu negócio.