Investir em dólar: saiba como investir na moeda mais forte do mundo
Em períodos de crise interna e alta da inflação, investir em dólar para se proteger dos solavancos dos mercados pode ser uma boa opção.
Contudo, investidores utilizam-se da especulação para lucrar com a moeda. Mas será que vale a pena mesmo investir em dólar? Continue a ler este artigo e descubra se realmente investir em dólar é um bom negócio.
Por que investir em dólar?
Investir em dólar, no Brasil, é uma prática adotada por investidores que buscam diversificar seus investimentos. Apesar de não terem retorno garantido, essa prática é comumente utilizada como forma de hedge (proteção) de patrimônio.
Essa prática vem sido utilizada principalmente em períodos de recessão ou de correção do mercado. Contudo, apesar do alto risco envolvido, esse tipo de investimento tem se mostrado muito eficaz nos últimos anos.
Portanto, o ideal é que o dólar não seja visto como uma forma de investimento, mas sim como um artifício de diversificação. O intuito é justamente diminuir o risco e a volatilidade dos papéis.
Como investir em dólar?
Há algumas formas de se investir em dólar. Entre elas estão:
- Compra de papel-moeda;
- Compra de ações de empresas com receita em dólar (sejam exportadoras ou estrangeiras);
- Compra de ETFs ligados a índices americanos;
- Aporte em fundos cambiais
- Operações no mercado de Forex.
Mas por incrível que pareça, o método mais utilizado por investidores e, ao mesmo tempo, o menos eficiente é comprar papel-moeda.
Os custos são elevados e as instituições financeiras cobram IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), spread (diferença entre preço de compra e preço de venda) entre outras taxas a mais.
Comprar dólar através de empresas que faturam em dolar também pode ser uma excelente ideia, e bem mais prática. Nesse caso, as ações sofrem influência direta do preço do dólar.
Portanto, comprando ações dessas empresas, você inevitavelmente estará lastreando seus investimentos na moeda forte.
Contudo, se você não simpatiza com o mercado de ações, há a possibilidade de investir em fundos de investimentos cambiais.
Em contrapartida, a cobrança de Imposto de Renda (IR) pode ser um ponto inconveniente no curto prazo para esse tipo de investimento.
Para investimentos com prazo menor que 6 meses, as taxas chegam a 22,5% sobre o lucro.
Investir em dólar vale a pena?
Apesar do investimento em moeda entregar a investidores a oportunidade de altos ganhos, investir nessa modalidade exige um conhecimento mais apurado
Uma forma inteligente de se utilizar o dólar em uma carteira de investimentos é colocá-lo como forma de hedge, para se proteger de eventuais depressões do mercado.
Contudo, a primeira coisa que deve ficar clara é que investir de forma atrelada a uma moeda é um investimento de renda variável. Por isso não têm garantia nenhuma de retorno.
Investidores mais experientes gostam de investir em dólar como forma de proteger seu poder de compra e potencializar seus ganhos. Logo, se a intenção for a mesma, investir em ativos relacionados a moeda americana (como em empresas dos EUA ou que faturam em dólar, por exemplo) pode ser uma ótima aquisição para a carteira do investidor.