Mercado de balcão: entenda mais sobre esse segmento de mercado
O mercado de balcão faz parte de um segmento do mercado de capitais. Ele possui uma estrutura diferenciada de negociação de títulos e valores mobiliários em relação à tradicional bolsa de valores.
O ambiente do mercado de balcão pode ser bastante complexo para o investidor que não estar acostumado com a dinâmica de negociações desse mercado.
O que é mercado de balcão?
O mercado de balcão, em inglês Over-The-Counter (OTC), é o mercado onde todas as negociações são realizadas fora do sistema da bolsa de valores.
No entanto, por mais que seja um mercado descentralizado, a sua fiscalização é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Também existem uma séries de critérios que devem ser cumpridos pelas instituições financeiras, tais como códigos de conduta, fiscalização e aplicação de penalidades a infratores.
Entendendo mais sobre o mercado de balcão
No mercado de balcão, ou também conhecido como OTC, é onde ocorre as negociações de diversos títulos e valores mobiliários que não estão autorizados a serem negociados em bolsa de valores.
Uma negociação nesse mercado pode ser executada entre dois participantes de modo que os demais não precisem estar cientes do preço pelo qual a transação foi acertada.
Dessa forma, as negociações ocorrem de maneira muito menos transparentes do que nas bolsas de valores de maneira geral, pois obviamente, essa ultima está sujeita a muito mais regulamentações.
Então é por esse motivo que as transações ocorridas nesse mercado devem ser feitas por investidores mais experientes e bastante cientes dos riscos adicionais que estarão passando.
Para algumas companhias que não possuem capital aberto, a existência de um OTC é de extrema importância. Isso acontece porque para muitas delas, preencher todos os critérios para conseguir abrir capital pode não ser uma tarefa possível de ser realizada.
Portanto, a forma facilitada com que as empresas conseguem ter acesso a investidores é um grande diferencial desse mercado, o que permite com que cada vez mais empresas se interessem em participar desses tipos de negociações.
Tipos de mercado de balcão
No Brasil existem basicamente três tipos de OTC:
- Mercado SOMA: primeiro OTC organizado no Brasil. Nesse mercado é a companhia que oferece todo o suporte ao registro eletrônico, depósito, negociação entre outros fatores.
- Mercado organizado: esse mercado, como o próprio nome já diz, possui uma toda uma estrutura organizada para a negociação dos títulos e valores mobiliários. Nesses casos, existe um sistema eletrônico que torna possíveis operações de compra e venda, permitindo que os investidores fechem negócios remotamente.
- Mercado desorganizado: esse mercado é representado e movimentado por agentes intermediários, tais como instituições financeiras, corretoras, entre outros.
Para os investidores que desejam entrar nesse mercado, é muito importante buscar orientação no sentido de compreender melhor como funciona, na prática, a negociação dos títulos e valores mobiliários.
Geralmente, operações típicas no mercado de balcão são realizadas de modo simples e práticas. Porém, é de suma importância entender que a escolha de uma instituição financeira devidamente habilitada é a fundamental para a segurança do capital empregado.