Biografia de Alexandre Birman
Quem é Alexandre Birman
Alexandre Birman é um designer de sapatos reconhecido mundialmente, sendo CEO da Arezzo & Co, maior empresa varejista de calçados femininos da América Latina.
Ele também é fundador da Schutz e da grife “Alexandre Birman”, empresa direcionada para o seguimento de alto luxo. Desde 2007, a marca Schutz faz parte da holding Arezzo & Coo, devido à compra de 25% de suas ações realizadas pelo fundo de investimento brasileiro Tarpon.
Biografia de Alexandre Birman
Alexandre Café Birman nasceu no dia 1 de outubro de 1976 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele é filho do casal Anderson Lemos Birman e Maria Lúcia Café e tem uma irmã chamada Patricia Birman.
A história da família de Birman no setor de calçados começou em 1972 quando seu pai, Anderson Lemos Birman, e seu tio, Jefferson Birman, montaram uma pequena fábrica de sapatos em uma propriedade da família em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Desde criança ele já trabalhava no empreendimento da família atuando em todos os setores desse nicho de mercado.
Na juventude, mudou-se para Boston, Estados Unidos, para estudar em um colégio interno por quase quatro anos.
Aos 15, voltou ao Brasil e decidiu trilhar o caminho do empreendedorismo. Para isso, ele pediu emprestado ao seu pai um espaço vago em um terreno para abrir um estacionamento. Graças a iniciativa ele conseguiu economizar dinheiro e conquistar seu primeiro carro aos 18 anos.
“Faturava em torno de R$ 10 mil por mês. Comprei meu primeiro carro com meu próprio dinheiro aos 18 anos”, comentou Alexandre em entrevista à revista Época.
Porém, Alexandre sempre teve interesse em trabalhar no setor de calçados, por influência da família. Assim, em umas de suas idas nas feiras de calçados italiana, ele conheceu um conceito de palmilha voltada para quem praticava esportes.
Na época, Birman tentou implementar esse produto no empreendimento da família, porém, seu pai vetou, pois considerava que aquele modelo era esportivo demais para o conceito da empresa.
Apesar disso, seu pai o incentivou a abrir seu próprio negócio. Assim, em 1995, aos 19 anos, Birman lançou a marca de calçados Schutz.
Alexandre Birman e a Schutz
Em 2001, após uma feira de calçados em Las Vesgas, a multinacional canadense Aldo, analisando o potencial de crescimento da empresa, encomendou 30 mil pares da marca.
Dez anos após seu lançamento, em 2005, a empresa possuía 60% de seu mercado destinado à exportação e um valor de mercado de R$ 120 milhões.
A marca possui um sistema produtivo diferente da maioria das grifes brasileiras, não possuindo fábricas próprias. Ou seja, o empreendimento é baseado na terceirização do local onde serão fabricados seus produtos, também conhecido como outsourcing.
Com essa diferenciação, a filosofia do negócio é focado em três pilares: criação, marketing e comercialização. Através desses pontos, o negócio alcançou status e mercado.
Grupo Arezzo
Tanto a Schutz como a Arezzo alcançaram respeito no mercado. Em 2007, por conta do fundo de investimento Tarpon, as duas marcas começaram a fazer parte do conglomerado Arezzo & Co e Alexandre assumiu o cargo de vice-presidência nesse período.
Somente a marca Arezzo têm mais de 360 lojas espalhadas por todo o território nacional.
Em 2011 a Arezzo & Co abriu seu capital na Bovespa com o código de negociação ARZZ3 em uma operação de 1,6 bilhão de reais. O conglomerado é avaliado em mais de 3,5 bilhões de reais.
Empresas do Alexandre Birman
Em 2009, Alexandre Birman lançou a marca de alto luxo de calçados que leva seu próprio nome. Os produtos são idealizados e produzidos pelo próprio empresário, e já calçaram artistas de Hollywood e estrelas da música.
Assim, a holding Arezzo & Co que engloba não apenas a marca Alexandre Birman, voltada para calçados de luxo, mas também outras empresas como Schutz, Anacapri, Vans, Reserva, Fiever, Alme e Troc.
O conglomerado aquisições importantes para a holding, como o direito de distribuir exclusivamente os produtos da marca americana Vans e a grife de roupa carioca Reserva.
Outras marcas de destaque do grupo são a Alme, especializada em sapatos e bolsas, e a Fiever, marca com produtos masculinos e femininos.
Além das marcas, o grupo conta também com a TROC, plataforma multimarcas com diversas promoções e linhas de produtos. O ZZ Mall também é outra iniciativa nesse sentido, vendendo produtos das marcas do grupo e de outras grifes.
Sendo assim, é possível o motivo que Alexandre Birman ganhou tanta notoriedade nas últimas décadas, conquistando uma grande parte do mercado de calçados no Brasil e no mundo.