Biografia de Maurizio Billi
Quem é Maurizio Billi
Maurizio Billi é presidente da multinacional farmacêutica Eurofarma. Empresa que está entre as maiores fabricantes de remédios do Brasil e que tem atuação em mais de 20 países. O negócio possui seu foco no mercado latino-americano. Região que, graças à investimento de longo prazo, conseguiu alcançar 87% do mercado.
De acordo com o ranking de bilionários de 2023 da revista Forbes, Maurizio Billi é a 818ª pessoa mais rica do mundo e 10º do Brasil, com uma fortuna estimada de 3,5 bilhões de dólares.
O negócio começou em 1972 pelo imigrante italiano Galliano Billi, pai de Maurizio. Começou conhecida como Fundação Billi Farmacêutica.
O empreendimento se tornou nacionalmente conhecido dez anos após sua inauguração, quando iniciou a produção de penicilina, o primeiro laboratório nacional a fazer isso.
Porém, sua maior expansão se deu nos anos 80.
Em 1993, a Billi Farmacêutica passa a se chamar Eurofarma.
Em 2000, Galliano se afastou do dia a dia da empresa. Fazendo com que Maurizio assumisse a presidência do negócio, no qual atua desde seus 19 anos.
Biografia de Maurizio Billi
Nascido na cidade de São Paulo em 1957, Maurizio Billi é filho de imigrantes italianos.
Seus pais – Galliano Billi e Maria Teresa Caselli –, se mudaram para o Brasil no mesmo ano de seu nascimento. Fato que se deve ao momento que a Itália vivia pós Segunda Guerra Mundial.
Galliano Billi era formado em química. Especialização que utilizou para conseguir seu primeiro emprego no país, no laboratório Lepetit.
Em 1971, o químico iniciou a construção de um prédio localizado Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. Um ano após a compra – em 1972 –, a Billi Farmacêutica é fundada naquele local.
A diferença inicial do negócio era um equipamento, o liofilizador, isso porque somento o a Bili possuía tal tecnologia no país. Com isso, o empreendimento da família conseguia prestar serviço para outras farmácias.
No ano de 1976 Maurizio – com 19 anos -, começa a auxiliar o pai nos negócios.
Seis anos depois, o Laboratório ISA é adquirido pelo grupo. O local é responsável pela fabricação de penicilina, atividade pioneira no Brasil até aquele momento.
Também na década 80 a Billi Farmacêutica aumenta sua participação no segmento de OTC com a compra do laboratório Majer Meyer.
Além de começar a investir em uma nova frente, com a linha “Gillian”, que produzia cosméticos e produtos de beleza.
Em 1993, com a expansão da renda do grupo aconteceu uma reformulação na marca. A partir daquele momento o empreendimento começou a se chamar Eurofarma Laboratório Ltda. Empresa que reunia as marcas INAF, ISA e Majer Meyer.
O nome faz referência as origens da família.
No ano de 2000, Galliano Billi afasta-se da rotina do grupo. Maurizio Billi vira presidente Eurofarma em seu lugar.
Durante a primeira década dos anos 2000 e sob nova liderança o negócio começou a atuar em novas frentes.
Um ano depois – em 2001 -, o grupo criou uma unidade de negócios voltado para o setor de medicamentos genéricos. Medida que a partir de 2014 traria um retorno sobre o capital investido milionário, graça ao início da fabricação do genérico do Viagra.
Em 2002, a empresa adquiriu sua primeira subsidiária estrangeira, a Themaxis – localizada na Cidade do México. Iniciando assim a exportação de seus produtos.
Em 2009, iniciou-se o processo de internacionalização da marca através da compra da empresa farmacêutica argentina Quesada, empreendimento com atuação em outros países da América do Sul e América Central.
Um ano depois a multinacional adquire os Laboratorios Gautier e Volta S.A. e Farmindustria S.A. Empresas Uruguai e Chilena respectivamente.
Processo de investimento no exterior que seguiria com a compra da indústria farmacêutica colombiana Merck Sharp & Dohme (MSD), em 2012.
Maurizio Billi também é conhecido pela sua paixão por carros. Tanto que nas horas vagas se arrisca como piloto. O bilionário chegou a vencer a competição Porsche Master Cup do Brasil em 2013.