COO: conheça as atribuições do diretor de operações de uma empresa
COO é um termo muito comum dentro do universo corporativo para para denominar um profissional integrante da alta cúpula da gestão de uma companhia.
Na grande maioria dos casos, o cargo conferido a esse profissional costuma ter bastante destaque dentro de uma empresa, sendo alguém em que o CEO (diretor presidente) possuí extrema confiança.
O que é COO?
COO é a sigla correspondente a Chief Operating Officer, que significa, em português, Diretor de Operações, um cargo de bastante destaque dentro de uma empresa e que, em geral, é ocupado pelo braço direito do CEO. Assim, costuma ser o diretor de operações aquele que se torna o sucessor natural de um presidente executivo.
Isso acontece porque é papel desse profissional altamente capacitado ficar responsável pela gestão das operações e o dia a dia de um negócio.
Além disso, em muitos casos, o próprio diretor de operações pode ter mais experiência que o CEO de uma companhia, em especial naqueles casos em que a gestão da empresa ainda é familiar.
Portanto, nessas ocasiões, espera-se que o diretor responsável pelas operações seja uma espécie de mentor para o diretor presidente de uma companhia.
Qual o papel do COO dentro de uma empresa?
Primeiramente, a função do COO é executar os planos de negócios da companhia segundo o modelo de negócios traçado antecipadamente.
A grande diferença desse profissional para o CEO, é que esse último está mais preocupado com a criação de metas, enquanto o primeiro trabalha para atingi-las.
Desse modo, o papel do diretor de operações é altamente importante na implementação de estratégias eficazes para o atingimento de objetivos.
É o diretor de operações que, por exemplo, cuida do controle de qualidade dos produtos de uma companhia, além de ser responsável por instruir o departamento de recursos humanos, no seu papel de contratar ou descontratar profissionais.
Além disso, é função desse diretor a execução do planejamento estratégico para o futuro em conjunto com o CEO, de modo a estabelecer iniciativas críveis em prol do desenvolvimento da companhia.
A seguir, listamos um resumo com as principais tarefas do diretor de operações:
- Implementar o plano estratégico da empresa;
- Lidera equipes de diversas áreas na companhia;
- Ajuda e aconselha o CEO em suas atividades e obrigações;
- Cuida do controle de qualidade dos produtos e serviços;
- Trabalhar para o atingimento de metas de resultados operacionais.
Quais os principais atributos necessários para ser um COO?
Um profissional da magnitude de um diretor de operações sem dúvida precisa ter adjetivos que inspirem e motivem a equipe para o atingimento dos objetivos da empresa.
Outra característica necessária é o dinamismo e a capacidade de liderança para criar um grupo coeso que trabalhe sempre em prol da boa performance da empresa.
Além disso, é interessante que ele tenha habilidades complementares à do CEO, de forma que cada um atue de forma positiva em suas atividades.
Por fim, o conhecimento aprofundado de negócios, gestão corporativa e muita criatividade na busca por soluções práticas também são exigências básicas para se tornar um COO de qualidade.
Qual é a diferença entre CEO e COO?
De fato: como os termos CEO e COO são muito parecidos, é comum que as pessoas não saibam a sua diferença. Por isso, é necessário explicar o significado de cada um.
Primeiramente, CEO é o principal cargo de uma empresa e, entre suas funções, estão a de tomar gerenciar e organizar a empresa, bem como tomar decisões importantes para o seu futuro.
Por outro lado, o COO é aquele profissional mais voltado para o operacional. Ou seja, ele é quem trabalha para a execução das metas estabelecidas pelo CEO.
Dessa forma, muitas organizações contratam um diretor de operações com habilidades e talentos que complementam às de um CEO, de forma que os dois exerçam sua liderança o melhor possível.
Assim, quando estes trabalham juntos, o alcance das metas ocorra de forma bem menos trabalhosa.
No entanto, é preciso ter em mente que o diretor de operações e um diretor presidente precisam, necessariamente, se entenderem bem, pois são esses os dois propulsores para o desenvolvimento de uma companhia.
Qual a importância do COO em uma empresa?
De fato: o cargo de COO é um daqueles com maior destaque em uma empresa, como o do CEO e também o cargo de CFO, o diretor financeiro. Portanto, é preciso saber a função do COO e como ele se encaixa na estrutura empresarial.
Em primeiro lugar, é ele quem implementa o plano estratégico da empresa e lidera equipes de diversas áreas dentro da companhia.
Além disso, é esse profissional que ajuda e aconselha o CEO em suas atividades e obrigações. Um bom COO tem insights fundamentais para o futuro da empresa em que trabalha.
Ainda, ele é quem cuida do controle de qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os clientes terão uma boa experiência de consumo.
Por fim, ele é quem trabalha para o atingimento de metas e de resultados operacionais da empresa.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o COO e as suas funções? Comente abaixo para que possamos te ajudar.