Microeconomia: entenda tudo sobre esse conceito nesse artigo
A microeconomia é considerada um dos temas mais importantes e estudados dentro das ciências econômicas.
Por ser considerada a base de todas as outras áreas do conhecimento econômico, como a própria macroeconomia, por exemplo, entender o que é a microeconomia e como ela funciona é essencial em qualquer estudo sobre economia e demais temas relacionados.
O que é a microeconomia?
A microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular de cada agente dentro de uma economia.
Esse tema ignora todos os agentes externos que formam o conjunto geral da economia, focando apenas em mercados específicos e estudando as ações de produtores e consumidores.
Estudar os fenômenos microeconômicos é, por exemplo, observar o comportamento das ações de consumidores individuais ou de empresas, estudar bens substitutos, entre outros. O seu objetivo é analisar como se dá o processo de tomada de decisão de cada indivíduo.
Microeconomia e o princípio da oferta e demanda
Um dos temas mais estudados dentro da microeconomia é o princípio da “oferta e demanda” do qual funciona como guia para o bom funcionamento de um mercado.
Esse princípio pode ser bastante simples de compreender quando, por exemplo, imaginamos a cadeia produtora do trigo. Nesse mercado, existem aqueles que são os produtores dessa commodity e aqueles que são os consumidores.
Em economia, ao tentar entender como se dá a formação de preços devemos ter em mente o seguinte: nos tempos de baixa produtividade e alto consumo é muito provável que o preço do trigo seja elevado. Mas se caso o contrário aconteça, a tendência é que o preço do trigo diminua.
É no estudo microeconômico onde também temos a análise por parte das empresas para determinar um preço justo e competitivo para os seus bens e serviços, tudo isso, claro, baseado nas necessidades do seu consumidor. Em contrapartida, também é possível observar a discriminação de preços por parte de alguns comerciantes.
Quando estudamos os hábitos de compras dos consumidores, existe o conceito chamado de utilidade, da qual é uma ideia econômica que se refere à satisfação percebida pelo consumidor ao usufruir de um bem ou serviço.
Como esse sentimento é muito difícil de quantificar exatamente, pois se trata de um tema bastante subjetivo, aproximações razoáveis tornam-se úteis para as empresas ao estipular os seus preços praticados.
Qual a diferença entre macroeconomia e microeconomia?
Quando tratamos de microeconomia, é muito comum que o tema macroeconomia também possa vir a ser questionado.
Então como dissemos anteriormente, sabemos que o estudo microeconômico é voltado para os setores produtivos e consumidores dentro de um mercado específico. Podemos fazer um resumo desse tema nos seguintes tópicos:
- Análise dos consumidores;
- Análise da cadeia de produção;
- Atividade do consumidor dentro de mercados específicos;
- Formação de preços.
O que é a macroeconomia?
Já a macroeconomia é um ramo de estudos das ciências econômicas que analisa a economia sobre um olhar mais amplo, observando os fenômenos de larga escala, tais como são os observados em países inteiros.
De forma alguma a macroeconomia irá analisar a dinâmica e comportamentos de mercados específicos, pois o seu interesse está voltado para um escopo muito mais amplo. A seguir podemos ver algumas das características desse tema:
- Análise das perspectivas gerais de uma economia;
- Analisa países inteiros;
- Análise do PIB, balança comercial, entre outros temas;
Portanto, podemos concluir dizendo que quando se quer analisar a dinâmica de preços de um mercado, bem como tomar a decisão mais racional sobre um determinado tema, a microeconomia deverá ser o objetivo de seus estudos, pois ela estará avaliando diversas características, tais como impostos, elasticidade, custos produtivos, entre outros.