Relações com investidores: departamento fundamental para o acionista
O departamento de relações com investidores (RI) é um órgão que está presente em todas as empresas que possuem ações negociadas em bolsa de valores.
A existência do departamento de relações com investidores está pautada no objetivo de auxiliar os investidores na coleta das informações essenciais para a tomada de decisão de um investimento.
Sem um departamento tão importante como esse, os investidores de empresas de capital aberto estariam numa situação extremamente desvantajosa perante os acontecimentos mais importantes que regem o futuro do negócio.
Relações com investidores como porta-voz das relações públicas
O objetivo principal do departamento de relações com investidores em uma empresa com ações negociadas em bolsa é garantir que as informações relevantes de uma organização cheguem de maneira justa a todos os investidores.
Geralmente, o RI de uma companhia é um subdepartamento das relações públicas da mesma, só que a primeira trabalha para se comunicar com investidores institucionais ou individuais, além de demais analistas do mercado.
As equipes de RI são encarregadas em coordenar reuniões publicas com acionistas, além de garantir a divulgação dos resultados financeiros em seus sites de relações com investidores.
É atribuição do diretor de RI de uma companhia, garantir que o seu departamento esteja perfeitamente integrado com os departamentos jurídicos, executivos e financeiros de uma organização.
Adicionalmente, esse departamento deve estar ciente das mudanças dos requisitos regulamentares e aconselhar a empresa sobre o que pode e o que não pode ser feito sob a perspectiva das relações públicas. Por exemplo, em períodos de silencio, o RI deve deixar a empresa ciente que é ilegal discutir certos aspectos de uma organização e o seu desempenho.
No entanto, nem todas as empresas de capital aberto apresentam um ótimo nível de serviço prestado aos seus acionistas nos sites de relações com investidores. Nesses casos, é papel do investidor cobrar da própria empresa e, se preciso contatar órgãos reguladores, exigindo uma boa qualidade na prestação desses serviços.
A necessidade de um departamento de relações com investidores
Antes de abrir o capital no mercado, as empresas já devem dar início a construir os seus departamentos de relações com investidores.
Durante a fase de IPO, esses departamentos podem ajudar a estabelecer a governança corporativa além de tomar a frente em prospectar potenciais investidores para a sua oferta pública inicial.
Por exemplo, quando uma empresa faz um road show pré IPO, é comum que alguns investidores institucionais se interessem pela companhia como uma opção viável de investimento.
Uma vez que investidores comecem a ficar interessados na empresa, esse é o momento do departamento de RI entrar em cena e fornecer todos os dados necessários para que uma análise completa possa ser realizada.
Para isso, demonstrações financeiras, além de balanços patrimoniais e indicadores econômicos devem estar em dias, e tudo isso deve ser garantido, em ultima instância, pelo departamento de RI da companhia.
No entanto, a maior finalidade de uma área de relações com investidores é a possibilidade de interação que ela proporciona com investidores e analistas, pois estes fornecem grande parte da opinião publica sobre a empresa, e essas opiniões tem o poder de influenciar muito fortemente o preço de suas ações no mercado.