Veja o faturamento Embraer e descubra os 3 destaques do último ano
Você já viajou de avião? Se sim é possível que você tenha viajado em avião da Embraer. Tendo assim, contribuindo para o faturamento Embraer.
O faturamento Embraer é constituído pela venda de aeronaves, e costuma apresentar números robustos. Consequência de a empresa ser uma das maiores companhias de seu setor.
A Embraer produz jatos comerciais, executivos e de militares/defesa.
O resultado da Embraer de 2017 foi divulgado com destaque para os seguintes fatores:
- No quarto trimestre de 2017 (4T17), a Embraer entregou 23 aeronaves comerciais e 50 executivas (32 jatos leves e 18 grandes) e em 2017 foram 101 aeronaves comerciais e 109 executivas (72 jatos leves e 37 grandes), alcançando sua estimativa de entregas para 2017;
- A Receita líquida atingiu R$ 5.654,8 milhões no 4T17 e R$ 18.713,0 milhões no ano, ficando dentro das estimativas da Companhia para o ano;
- No ano, o Lucro líquido ajustado foi de R$ 899,4 milhões e o Lucro por ação ajustado ficou em R$ 1,2248.
Faturamento Embraer – Justificativas
No 4T17, a Receita líquida teve queda de 16% em relação ao 4T16 e ficou em R$ 5.654,8 milhões que pode ser explicado principalmente pela queda do número de entregas no período.
No ano a Receita líquida caiu 13% para R$ 18.713,0 milhões, comparada aos R$ 21.435,7 milhões de 2016, tendo como principais fatores a valorização do Real durante o ano e a queda do número de entregas dos jatos comerciais e executivos.
Em 2017, a Margem bruta da Companhia foi de 18,3% comparada aos 19,9% de 2016 refletindo o menor número de entregas nos segmentos de Aviação Comercial e Aviação Executiva e também o impacto negativo gerado pela revisão da base de custos de alguns contratos do segmento de Defesa & Segurança.
O EBIT ajustado e a margem EBIT ajustada ficaram abaixo das estimativas da Companhia para 2017 devido à combinação de receita líquida próxima ao nível inferior das estimativas afetando a diluição de custos fixos, aliada a uma menor rentabilidade no segmento de Aviação Executiva.
Ainda influenciou o EBIT e a margem EBIT às revisões da base de custo no segmento de Defesa & Segurança, conforme mencionado anteriormente.
Endividamento Embraer
Já imaginou o quanto custa para produzir um avião? Pode-se dizer que é uma quantia bastante expressiva.
Por atuar em um setor que necessita de muito capital (capital intensivo) é importante ao analisar o balanço da embraer prestar boa atenção ao seu endividamento.
A Companhia encerrou 2017 com uma posição de Dívida líquida de R$ 1.028,4 milhões, representando queda em relação à Dívida líquida de R$ 2.289,9 milhões ao final do 3T17, e também em relação à Dívida líquida de R$ 1.873,0 milhões ao final de 2016.
Uma maior geração livre de caixa em 2017, em comparação a 2016 foi o principal fator de melhoria da posição financeira no período. Ao final do ano, a Companhia possuía um Total de financiamentos da ordem de R$ 13.888,8 milhões e um Caixa total de R$ 12.860,4 milhões.
Considerando o perfil atual da dívida, o prazo médio do endividamento da Embraer caiu de 6,1 anos para 6,0 anos. O custo da dívida em Dólar, ao final do 4T17 era de 5,18% a.a., comparado aos 5,19% a.a. ao final do 3T17.
O custo da dívida em Reais caiu de 3,83% a.a., ao final do 3T17, para 3,72% a.a. no 4T17.
A relação do EBITDA nos últimos 12 meses versus as despesas sobre os juros caiu de 3,78 no 3T17 para 2,78 no 4T17. Ao final do 4T17, 15% da dívida total eram denominada em Reais.
Conclusão
A Embraer é uma grande empresa e motivo de orgulho para muitos Brasileiros.
No entanto, a empresa atua em um setor altamente competitivo, disputando espaço com empresas estrangeiras que são, assim como a Embraer, altamente eficientes.
Além disso a demanda pelos seus produtos pode oscilar bastante de um ano para o outro, o que traz uma certa imprevisibilidade ao faturamento Embraer.
O balanço da Embraer é também afetado pelo endividamento da empresa, que por atuar em um setor que demanda muito capital, pode se tornar excessivo e trazer dificuldade à companhia.
O faturamento Embraer é, portanto, difícil de prever em um horizonte mais longo de tempo.